Ozonioterapia no Tratamento da Hipertensão

Também conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é o aumento anormal da pressão que o sangue faz quando circula pelas artérias do corpo. É uma patologia bastante comum, capaz de agravar o risco de problemas cardiovasculares, podendo levar ao óbito. A condição afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil atualmente, e a tendência é os números aumentarem. A boa nova é que a pressão alta pode ser controlada com terapias eficientes, como o ozônio medicinal.

Ozonioterapia no Tratamento da Hipertensão

Para o organismo funcionar, é preciso que o coração bombeie sangue através dos vasos sanguíneos, levando o líquido a todos os tecidos do corpo. Quando a pressão que o sangue faz nas paredes das artérias é muito forte, ficando acima dos limites considerados normais para a idade, temos a hipertensão arterial (HA). Como consequência, a pressão alta dilata o coração e danifica as artérias.

É uma doença bastante democrática. Acomete pessoas em todas as fases da vida, crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, e os sintomas costumam aparecer em fases mais avançadas ou quando a pressão aumenta de forma abrupta.

A pressão do nosso corpo não é sempre a mesma durante o dia. Situações diárias causam variações de pressão. Quando dormimos ou estamos relaxados, os valores diminuem; e aumentam com o estresse, agitação e a atividade física.

É considerado hipertenso o paciente que, ao medir a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9. Pessoas hipertensas têm maior propensão em apresentar comprometimentos vasculares, tanto cardíacos (como enfarte), como cerebrais (como AVC), doença renal crônica, impotência sexual e problemas na visão.

Como surge a hipertensão

É uma condição crônica que pode ocorrer por diversas causas. Em alguns casos, a patologia surge por uma diminuição ou contração dos vasos sanguíneos. Com menos espaço para circular, o sangue exerce maior pressão contra os vasos, provocando o quadro da enfermidade.

Em outros casos, hábitos adotados durante anos, como uma dieta rica em sódio e o sedentarismo, fazem a pessoa desenvolver a doença, que também pode ser desencadeada por fatores hereditários e genéticos.

Veja também: Ozonioterapia causa efeitos colaterais?

Como os sintomas da hipertensão são muito comuns, é uma doença de difícil diagnóstico, já que podem tranquilamente ser confundidos com outras patologias, exigindo uma profunda avaliação médica para diagnosticar a doença.

Pessoas hipertensas podem sofrer com dores no peito, dores de cabeça, náusea, tontura e fraqueza. Muita gente confunde com os sintomas da pressão baixa e consome café ou sal para aliviar os sintomas.

Sem controle da pressão alta, aumentam os riscos do paciente desenvolver doenças cardiovasculares, que podem levar à internação ou à morte. Por isso, é importante controlar e tratar a hipertensão.

Tratamentos para hipertensão

Como é uma doença crônica, a hipertensão não tem cura. No entanto, é possível mantê-la sob controle e levar uma vida normal. Pacientes que sofrem de pressão alta necessitam de acompanhamento médico e devem tomar a medicação recomendada.

Além do mais, os hipertensos devem mudar alguns hábitos para obter uma melhor qualidade de vida. Para o controle da pressão arterial, é importante praticar exercícios físicos moderados. Uma alimentação balanceada é outro aspecto importante, onde o consumo de sal deve ser controlado para evitar o aumento da pressão.

Ozônio melhora a circulação sanguínea

A ozonioterapia pode ser um excelente complemento para o tratamento da hipertensão pois o tratamento proporciona melhorias na circulação sanguínea, sendo um excelente procedimento para tratar problemas do sistema cardiovascular. No entanto, para manter o quadro do paciente estabilizado, não se deve abandonar o tratamento habitual, o que inclui uma mudança dos hábitos alimentares e a prática de atividade física.

Outro cuidado importante é que a ozonioterapia deve ser ministrada por profissionais qualificados. Para saber mais, faça contato com a Ozonioterapia Porto Alegre através do whatsapp (51) 99981-3506, aos cuidados da enfermeira Miriam Dani. O endereço é Rua Eça de Queiroz, 122, quase na esquina da Protásio Alves, bairro Petrópolis.

Veja também: Ozonioterapia na Prevenção de Doenças em Idosos

4 comentários

  1. Sofro com Hipertensão Arterial – e lendo sobre Ozonioterapia percebi que pode ajudar nessa problema
    Gostaria de saber se comprar um aparelho de Ozônio poderá me ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *