Ozonioterapia e suas vias de aplicação

A ozonioterapia utiliza o ozônio medicinal como agente terapêutico para tratar uma infinidade de doenças. O gás é uma excelente alternativa para o tratamento de várias patologias desde que aplicado por profissionais classificados.

Descoberta no século 19, a ozonioterapia vem encantando a comunidade científica pela grande variedade de suas aplicações terapêuticas. Os primeiros usos do ozônio na medicina remontam à I Guerra Mundial, sendo utilizado como antisséptico para tratar ferimentos, tendo sido responsável por evitar um grande número de amputações em decorrência de gangrenas. Nesse artigo, vamos abordar as inúmeras vias de aplicação da ozonioterapia e suas finalidades.

Ozonioterapia e suas vias de aplicação

Entre as principais vias de aplicação da ozonioterapia, destacamos:

Subcutânea – o ozônio medicinal é aplicado diretamente sob a pele, ao redor do local da inflamação ou da lesão, sendo essa aplicação utilizada em lesões articulares agudas, tendinite, entorses, reumatismo, síndrome do túnel carpal (uma doença causada pela compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região externa da mão).

Auto Hemoterapia – o sangue retirado do paciente é misturado com ozônio e reinjetado via intra muscular ou intravenosa. Muito indicado para melhorar a imunidade, estimulando diretamente o sistema imunológico.

Insuflação Retal – é um dos métodos mais fáceis de aplicação do ozônio medicinal, pois permite que a mucosa intestinal absorva rapidamente a mistura de oxigênio com ozônio, potencializando os seus efeitos. A técnica protege o sistema imunológico contra fatores de riscos, aumenta a imunidade, controla o metabolismo e melhora a oxigenação da corrente sanguínea.

Intradiscal – uma simples aplicação que dispensa anestesia permite que o gás aja rapidamente na região lombar, aliviando as dores provocadas pela lombalgia e hérnia de disco.

Dermatológicas – essa aplicação pode ser tanto subcutânea como sobre a superfície da pele com a ajuda de óleos ozonizados. A técnica tem várias finalidades, a saber:

  • Estimula a regeneração da pele;
  • Suas propriedades antioxidantes tratam acnes, vírus, bactérias e fungos;
  • A liberação do óxido nítrico estimula a vasodilatação e a regeneração dos tecidos.

Veja também: Ozonioterapia aliada no aumento da imunidade

São muitos os efeitos benéficos da ozonioterapia

  • Tem efeito analgésico e anti-inflamatório;
  • Elimina vírus, bactérias e fungos;
  • Estimula a circulação;
  • É uma excelente alternativa à medicação tradicional para quem tem alergia a medicamentos devido à gastrite.

Quando entra em contato com o sangue, o ozônio libera grandes quantidades de oxigênio, produzindo moléculas com grandes efeitos benéficos.

O número de sessões de ozonioterapia irão depender dos sintomas e das patologias. Muito importante para que os resultados da ozonioterapa sejam otimizados é uma boa hidratação e nutrição do paciente, pois o ozônio regula o stress oxidativo.

Para saber mais sobre a ozonioterapia em Porto Alegre, contacte a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.

Veja também: Benefícios da Ozonioterapia no corpo humano

10 comentários

  1. Tenho tumor no nervo do ouvido ( neurinoma) preciso melhorar a circulação do sangue nessa região…
    O Ozonio me ajuda ?

    1. Boa Noite, Ivanilde!
      Em princípio a terapia com ozônio irá ajuda-la, mas a avaliação é fundamental para a indicação segura.

  2. Bom diia,eu sou técnica em enfermagem, posso fazer aplicações de ozônio?já trabalho à 4 anos com várias terapias alternativas inclusive com ozônio.

  3. IIniciei a pouco tempo o uso de ozonioterapia , tenho depressão , intestino preso e uma insônia crônica, que me causa muito sofrimento. Ainda não posso dar depoimento. Ja estou sendo melhoras , graças a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *