A ozonioterapia utiliza o ozônio medicinal, uma mistura de ozônio (5%) com oxigênio (95%) como agente terapêutico para tratar mais de 200 doenças. No caso das micoses, o tratamento pode ser feito com a aplicação tópica de óleos ozonizados, água ozonizada ou pela insuflação do ozônio nas regiões do corpo afetadas.
Ozonioterapia aliada no tratamento das micoses
O ozônio tem propriedades altamente fungicidas, bactericidas e também antivirais. É utilizado para desinfetar feridas infectadas, assim como em doenças fúngicas, bacterianas e virais. Na I Guerra Mundial, a Alemanha utilizou o ozônio para tratar infecções no fronte de guerra (antes da descoberta do antibiótico), evitando amputações em decorrência de gangrenas.
O ozônio no tratamento da onicomicose
Quando aplicado em tratamentos na podologia, o ozônio traz diversos benefícios à saúde, pois proporciona ação oxidante que favorece a circulação sanguínea, renova as células, contribui para a regeneração dos tecidos, age como esterilizante ao destruir agentes invasivos e tem efeito cauterizantes ao estancar pequenas feridas.
No tratamento da micose de unha, o ozônio medicinal mostrou rápidos resultados, sem dor, desconfortos e extremamente seguro. Confira:
A terapêutica consiste na assepsia da unha afetada e insuflação do ozônio através de bags plásticos descartáveis.
Ozônio contra o pé de atleta
O pé de atleta é uma micose causada por um fungo dermatófito bastante comum, que provoca coceira e queimação nos pés. Felizmente, a ozonioterapia é uma grande arma no seu combate. Existem muitos tratamentos convencionais contra essa condição, no entanto, pomadas e remédios são bastante caros e dificultam a cura de quem precisa de um tratamento constante.
O que é o pé de atleta
Existem três gêneros de fungos que provocam essa infecção em humanos e animais, que é conhecida como dermatofitose.
Entre os tipos de dermatofitoses mais comuns em toda a população, temos o pé de atleta, que pode ter várias causas, sendo a mais comum a presença do fungo Trichophyton.
Esse fungo surge quando existe um acúmulo de umidade entre os dedos dos pés, geralmente causado pelo suor quando usamos meias, sendo esse o ambiente apropriado para o desenvolvimento do fungo.
Vale a pena lembrar que o fungo pode ser transmitido entre as pessoas, principalmente em ambientes úmidos e compartilhados, como áreas de piscina ou banheiros públicos .
O uso prolongado de calçados muito apertados ou de meias com tecido sintético também favorecem o surgimento do pé de atleta, por isso é importante manter os pés limpos e arejados. Uma das maneiras de evitar o fungo é usar meias 100% algodão, pois as fibras sintéticas impedem uma boa respiração do local.
Veja também: O Ozônio na Podologia
A eficácia da ozonioterapia no tratamento do pé de atleta
Pesquisadores chineses publicaram um estudo no Periódico Nacional Americano, onde foi avaliada a eficácia do óleo ozonizado e da água ozonizada no tratamento do pé de atleta.
No estudo, 60 pacientes foram divididos em dois grupos. A primeira metade foi submetida ao método tradicional, com creme cetoconazol e cloridrato de naftifina. A outra metade foi tratada com aplicação tópica de ozonioterapia.
Depois de realizado o estudo, que se prologou por quatro semanas, os pesquisadores concluíram que o ozônio medicinal consegue atingir a mesma eficácia no combate do pé de atleta do que a medicação tradicional;
Além de se apresentar como uma nova terapêutica no combate ao pé de atleta, a ozonioterapia pode ser ainda uma terapia mais prática e acessível para diversos perfis de pacientes.
Gostaria d saber mais sobre o tratamento de ozônio para as unhas
Entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506
Gostaria de saber mais e valor ?
Entre em contato com a enfermeira Míriam Dani através do whastapp (51) 99981-3506.