Ozonioterapia contra a covid-19 em Porto Alegre

O Hospital Vila Nova, em Porto Alegre (RS), desenvolve pesquisa sobre o uso do ozônio medicinal como terapia complementar no tratamento da covid-19. A utilização da ozonioterapia contra o novo coronavírus está integrada no projeto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), desenvolvido no hospital.

Ozonioterapia contra a covid-19 em Porto Alegre

No início do ano, uma comitiva do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem e do Coren-RS – Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, visitou o hospital Vila Nova para conversar com os profissionais de enfermagem e conhecer o projeto de PICS que aquela instituição desenvolve.

No local, a conselheira federal Márcia Anésia dos Santos, a presidente do Coren-RS, Rosângela Schneider, e a presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (Sobom), Maria Emília Serra, foram recebidos pelo enfermeiro responsável técnico da instituição, Fábio Botesini.

“Os resultados iniciais são muito promissores. Se confirmada a eficácia, pode ser um tratamento complementar contra o vírus da covid-19”, afirmou a conselheira Márcia, que também ressaltou a importância de expandir a pesquisa para outros estados.

O hospital Vila Nova dispõe de 500 leitos, 100% SUS, e mais de 600 profissionais de Enfermagem, tratando-se de uma instituição que tem crescido bastante e se tornou uma referência em Porto Alegre e em outras cidades do estado.

Veja também: O potencial do ozônio no tratamento do coronavírus

O Ministério da Saúde incluiu a ozonioterapia como Prática Integrativa e Complementar segundo a portaria 702/2018, que foi publicada em março de 2018. A ozonioterapia foi reconhecida como terapia complementar possível de ser realizada por enfermeiros(as), que sejam capacitados para a prática pelo Cofen por meio do Parecer Normativo 001/2020.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta os países a adotarem as PICS nos seus sistemas nacionais de saúde. No Brasil, o SUS – Sistema Único de Saúde, começou a implementar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no ano de 2006. Atualmente, 29 práticas estão incluídas nas PICS, entre elas a ozonioterapia, homeopatia, acupuntura (medicina tradicional chinesa), quiropraxia, ioga, termalismo, medicina antroposófica, fitoterapia, plantas medicinais, entre outras.

Veja também: Cuba adota ozonioterapia como tratamento coadjuvante contra a covid-19

5 comentários

  1. Acho excelente, e deveríamos usar Ozonio para outras doenças também é em outros hospitais de POA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *