O Ozônio na Podologia

Quanto aplicado em tratamentos podológicos, o ozônio medicinal traz diversos benefícios à saúde, pois age como bactericida, atua também como virucida e fungicida, além de oferecer propriedades anti-inflamatórias. O ozônio é diatérmico, já que aquece o local e promove a vascularização, tem efeito cauterizante, pois estanca pequenas feridas, favorece a circulação sanguínea, contribuindo para a regeneração da área, e apresenta ação oxidante que renova as células. Ao destruir agentes invasivos, o ozônio age como esterilizante.

O Ozônio na Podologia

O ozônio, que conta com benefícios comprovados contra mais de 200 doenças, desempenha um papel único no tratamento dos pés, pois ele:

  • Expulsa patógenos;
  • Estimula a circulação;
  • Cicatriza feridas;
  • Ativa o sistema imune.

A seguir, vamos falar do papel da podologia e das principais condições que ela trata. Mais adiante, vamos falar dos meios de aplicação e dos benefícios do ozônio na área.

As principais condições tratadas na podologia

A podologia é uma área terapêutica voltada para o estudo e tratamento dos pés, tanto do ponto de vista patológico como anatômico, combatendo condições capazes de afetar a mobilidade, o quadro geral de saúde e bem-estar dos pacientes.

Ela engloba desde situações corriqueiras, como tratamentos de micoses, unhas encravadas, fissuras no calcanhar, até condições mais graves, como feridas crônicas e pés diabéticos.

Os procedimentos podológicos tradicionais, apesar de contar com métodos específicos de intervenção, podem ser insuficientes em caso de persistência inflamações, agentes infecciosos e reincidência das condições tratadas.

É por isso que o ozônio medicinal na podologia tem a sua importância, já que o gás é capaz de combater essas complicações de maneira natural e livre de efeitos colaterais.

Veja também: Ozônio no Tratamento da Má Circulação

Como é aplicado o ozônio na podologia

Obtido através da mistura do ozônio com o oxigênio, o ozônio medicinal possui propriedades bactericidas, fungicidas e inclusive antivirais.

Além de estimular a circulação sanguínea, revitalizando as funções orgânicas e cicatrizando ferimentos, o ozônio é capaz de combater agentes invasores que provocam inflamações e feridas.

Fora isso, o ozônio, quando aplicado em concentrações baixas, é ainda capaz de ativar o sistema imunológico dos pacientes, não só acelerando os resultados dos tratamentos tradicionais, como também garantindo a sua eficácia.

Entre os principais meios de aplicação da ozônio na podologia, destacamos:

  • Insuflação de ozônio nos pés, confinando os membros inferiores em uma bota plástica descartável, que recebe aplicação do gás;
  • Imersão em água ozonizada, onde o ozônio é diluído em água, banhando pernas e pés;
  • Óleos ozonizados tópicos, que são aplicados diretamente sob a pele, funcionando de maneira complementar aos dois métodos anteriores.

Por fim, a ação vasodilatadora do ozônio proporciona melhor oxigenação dos tecidos, revitaliza o organismo e estimula a liberação de mediadores imunes. Resumindo, o ozônio medicinal tem eficácia contra todas as condições acima mencionadas e praticamente todos os quadros tratados na podologia, sendo um recurso seguro, natural e de eficácia inigualável.

Veja também: O Que é Ozonioterapia

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *