Higienização de Ambientes com Ozônio

Com o passar dos anos, as novas tecnologias conseguem dar respostas aos velhos problemas de sempre, como, por exemplo, a higienização dos ambientes. Atualmente, o ozônio tem sido muito usado para desempenhar essa tarefa.

Isso acontece porque o método de higienização de ambientes com ozônio é bastante comum em unidades sanitárias, apresentando inúmeros benefícios que apresentam resultados bastante satisfatórios.

Higienização de Ambientes com Ozônio

Muita gente procura serviços de limpeza quando há a necessidade de eliminar odores, o que geralmente é feito com a utilização de produtos químicos que não dão garantia de resultados totalmente eficazes.

No entanto, a utilização do ozônio para essa tarefa tem vindo a crescer cada vez mais através da oxi-sanitização. É um processo que se caracteriza com o uso da gás para eliminar maus odores e micro-organismos que se escondem nos locais de mais difícil acesso, aos quais não chegam os produtos químicos.

O ozônio (O3) é um gás natural que se forma a partir do oxigênio do ar (O2), produzido por equipamentos que utilizam tecnologias de plasma frio e ozônio. Nesse processo, o ozônio produzido combate, de maneira profunda, bactérias, fungos e vírus encontrados no ar, na água e nas superfícies. Isso por causa do alto poder oxidante do gás, que destrói a membrana de proteção desses micro-organismo, inativando-os.

O ozônio também tem vindo a ser utilizado para higienizar os ambientes internos de veículos, através do ar-condicionado, mas servindo também para a higienização do painel, dos tecidos dos assentos e das estruturas internas do veículo.

Por que utilizar ozônio para higienizar ambientes

O cloro é a mais conhecida e utilizada substância nos modelos tradicionais de limpeza. No entanto, é seguro afirmar que o ozônio é 200 vezes mais potente, capaz de eliminar manchas de óleos, cosméticos e outras substâncias com muito mais eficácia. Na Europa, desde o século 19 que o ozônio é utilizado nos sistemas públicos de abastecimento de água no lugar do cloro.

Sem falar que alguns micro-organismo que são resistentes ao cloro não resistem aos poderes do ozônio, como a salmonella, listeria e giardia, que provocam infecções no ser humano.

Outra das vantagens do ozônio é que ele não apresenta riscos à saúde do nosso organismo, sendo uma alternativa bastante ecológica. Esse é um dos motivos que faz o método de higienização por ozônio bastante procurado por empresas e particulares que buscam práticas sustentáveis.

O ozônio também é mais eficiente na higienização de ambientes de outros produtos para além do cloro, como o ácido paracético e o peróxido de hidrogênio.

Ozônio: uma alternativa sustentável

Como referimos acima, o ozônio é uma alternativa sustentável de higienização de ambientes, porque, além de apresentar riscos mínimos à nossa saúde, não agride o meio ambiente como os demais produtos.

Produtos de limpeza e desinfetantes tradicionais são geralmente muito nocivos do ponto de vista de sua composição química, principalmente se forem utilizados na sanitização do sistema de abastecimento de água.

Sem falar que um dos principais problemas que esses produtos tradicionais apresentam é não serem biodegradáveis, pois o petróleo faz parte de muitas das composições. Assim sendo, produtos naturais diminuem os riscos de poluição do ambiente. Bicarbonato de sódio, limão e vinagre são boas alternativas, nesse sentido. Há quem utilize sabões e detergentes caseiros, produzidos através da reutilização do óleo de cozinha, uma prática milenar, de baixo custo e impacto ambiental.

No entanto, quando o ozônio é utilizado para essa função, os resultados são mais eficazes e os riscos apresentados à saúde são mínimos, pois o gás é mais potente que os produtos tradicionais.

Além do mais, o ozônio é eficaz não somente contra odores mas também contra sabores e resíduos produzidos pelos agrotóxicos, sendo muito utilizado na purificação da água da torneira através de equipamentos produzidos para esse fim.

Veja também: Benefícios da Água Ozonizada

Combate aos fungos e ácaros

Fungos e ácaros, que se espalham pelo ar e produzem mofo e bolor, são pouco afetados pelos métodos tradicionais de limpeza, ao contrário do ozônio, que destrói e neutraliza esses elementos, que são bastante agressivos aos materiais dos móveis de um ambiente, e que podem também afetar a capacidade respiratória do ser humano.

Para combater esses invasores, o ozônio utilizado na descontaminação do ar e das superfícies é um sistema onde é utilizado um equipamento colocado nos ambientes, a cerca de 1 metro do piso, abrindo portas e armários de gavetas e móveis, fechando portas e janelas, espalhando o gás no ambiente com a ajuda de um equipamento de ventilação.

Ozônio nos hospitais

O ozônio como purificador de ambientes é bastante utilizado em hospitais e unidades sanitárias, principalmente depois que foram adotadas novas medidas para o controle da pandemia do novo coronavírus.

Testes realizados em laboratórios já comprovaram que as tecnologias do ozônio e do plasma frio combinadas tiveram ação com quase 100% de eficácia no combate ao vírus, o que torna o ozônio um poderoso aliado nessa luta.

Leitos de hospitais, salas de espera de centros de saúde, veículos e lares residenciais são ambiente que podem beneficiar do ozônio para esse fim, pois ele ajuda a reduzir a propagação do vírus e também a prevenir novas contaminações.

Testes e estudos em relação ao coronavírus

A startup Wier realizou testes de laboratório que obtiveram resultados bastante satisfatórios no combate ao betacoronavírus, um vírus da mesma família do vírus da covid-19. Por outro lado, segundo o jornal Japan Times, testes com o ozônio em baixas concentrações foram capazes de neutralizar o novo coronavírus. Os resultados foram tão satisfatórios que o Hospital Universitário Fujita Health no Japão instalou geradores de ozônio nas áreas de espera e nas salas dos pacientes internados.

Gostou de saber das vantagens da higienização de ambientes com ozônio? Quer saber mais sobre a eficácia da ozonioterapia contra mais de 200 doenças? Pois fique atento às novidades aqui do blog ou entre em contato com a enfermeira Miriam Dani, de Porto Alegre.

Veja também: Ozonizador e esterilizador de ar: qual o melhor?

Veja também: Ozônio neutraliza coronavírus em ambientes fechados, afirmam pesquisadores japoneses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *