Ozônio neutraliza coronavírus em ambientes fechados, afirmam pesquisadores japoneses

Na busca por métodos eficazes de combate ao novo coronavírus, pesquisadores japoneses descobriram que baixas concentrações do gás ozônio conseguem neutralizar partículas do covid-19. Em tempos de pandemia, essa pode ser uma solução para hospitais reduzirem os riscos de contágio desinfetando salas de exame, consultórios e áreas de espera.

Ozônio neutraliza coronavírus em ambientes fechados

Funcionários da saúde trabalham na UTI do Hospital da Universidade Médica Santa Mariana, em Kawasaki, no Japão Foto: ISSEI KATO / REUTERS

Em entrevista coletiva, pesquisadores da Fujita Health University, em Toyoake, no Japão, afirmaram que conseguiram comprovar que o ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm), um nível considerado inofensivo ao seres humanos, pode eliminar o vírus.

No experimento feito, foi utilizado um gerador de ozônio numa câmara selada com uma amostra do vírus. Quando o coronavírus foi submetido a baixos níveis de ozônio por um período de 10 horas, a potência do vírus caiu mais de 90 por cento.

“Mesmo em um ambiente com a presença de pessoas, é possível reduzir a transmissão do novo coronavírus com um tratamento contínuo de ozônio em baixa concentração”, afirmou o pesquisador-chefe Takayuki Murata. “Constatou-se que é particularmente eficaz em condições de alta umidade”, completou o cientista.

Veja também: O Poder Germicida do Ozônio

O gás ozônio, molécula formada por 3 átomos de oxigênio, é conhecido por anular muitos patógenos. Pesquisas anteriores demonstraram que altas concentrações do gás (entre 1 e 6 ppm) eram eficazes contra o vírus da covid-19, mas potencialmente tóxicas para os seres humanos. Um estudo recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, demostrou que o gás pode ser eficaz na desinfecção de aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.

Na sequência do experimento japonês, foram instalados geradores de ozônio no hospital da universidade de Toyoake para reduzir as infecções em consultórios e salas de espera para pacientes.

Fonte: The Japan Times

Para saber mais sobre as potencialidades do ozônio em Porto Alegre, entre em contato com a Clínica de Ozonioterapia da enfermeira Mirian Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.

Veja também: O que é, para que serve e como é feita a Ozonioterapia

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *