Ozônio aliado no tratamento dos problemas nas articulações

Pessoas que padecem de dores nas articulações sofrem muito incômodo e desconforto. Essas dores podem acontecer com ou sem movimento dos músculos e, consoante a sua gravidade, podem limitar o movimento das pessoas afetadas.

Sem falar que esse tipo de condição costuma causar rigidez nos locais afetados, sensação de queimação ou inflamações. Se você está sofrendo desse mal, fique sabendo que o ozônio medicinal pode ajudar você.

Ozônio aliado no tratamento dos problemas nas articulações

As articulações do corpo humano são estruturas complexas, sendo através delas que conseguimos nos movimentar. Como nos movimentamos o tempo todo, os problemas nesses locais trazem muito sofrimento.

Essas dores podem surgir a partir de doenças ou traumas. Uma doença que causa inflamação, dor e rigidez é a artrite reumatoide, por exemplo.

Por sua vez, a osteoartrose, uma doença crônica que acomete o sistema musculoesquelético, é a causa mais comum de dores articulares em indivíduos acima dos 45 anos. Para quem não sabe, essa doença causa uma degeneração da cartilagem da articulação.

Outra causa das dores nas articulações são as inflamações das bursas, que são responsáveis pela produção do líquido sinovial, que promove a lubrificação das articulações.

Outras condições também podem estar na raiz das dores articulares. A saber:

  • Tendinite
  • Fraturas
  • Esforço excessivo
  • Gripe
  • Doença de Lyme, uma inflamação produzida por um carrapato com sintomas semelhantes aos da gripe
  • Catapora, rubéola e caxumba
  • Sarampo
  • Hepatites A, B e C

Como o ozônio medicinal trata problemas articulares

Oitenta e cinco por cento da população acima dos 75 anos sofre com a osteoartrose, que se divide entre primária e secundária. No entanto, os tratamentos convencionais não são totalmente eficientes. Nesse contexto, a terapia com o ozônio medicinal apresenta-se como um tratamento alternativo, de baixo custo e eficaz no tratamento dessa condição.

Um estudo produzido por duas professoras da Universidade de Passo Fundo, no RS, a ozonioterapia produz “benefícios clinicamente relevantes em pacientes com osteoartrose”. O ozônio medicinal foi administrado nos pacientes que se submeteram ao estudo por duas vias, a insuflação intra-articular e insuflação retal. Foram realizadas uma média de 1 a 3 vezes aplicações por semana num período entre 3 a 4 meses.

Os benefícios do ozonioterapia

Os benefícios do ozônio medicinal que foram comprovados pelo estudo foram clinicamente relevantes, produzindo efeito analgésico e melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o estudo, o ozônio medicinal – uma mistura de oxigênio a 95% com ozônio a 5% – reduziu a inflamação das articulações e ajudou na regeneração da cartilagem danificada.

No caso específico dos pacientes com osteoartrose, os benefícios do gás foram significativos. A saber:

  • Ativação do metabolismo celular
  • Oxigenação dos tecidos
  • Indução da síntese de enzimas antioxidantes, que combatem a inflamação

Mas, para que o ozônio medicinal produza os efeitos desejados, é preciso que ele seja aplicado na dosagem específica por profissionais devidamente qualificados, como a enfermeira Miriam Dani, de Porto Alegre. Marque já a sua consulta e fique atento às novidades do blog.

Veja também: Tratamento da bursite no quadril com ozonioterapia

Veja também: Ozoniterapia para tratar artrite reumatoide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *