Cuba consolida uso da ozonioterapia

A terapia com ozônio é usada em uma ampla gama de especialidades médicas e em diferentes níveis do sistema de saúde cubano, para prevenção, tratamento e reabilitação do diabetes; hipertensão, asma, deficiências cardíacas e hérnia de disco.

Cuba consolida uso da ozonioterapia

“A ozonioterapia é um tratamento coadjuvante complementar combinado, que é usado em vários ramos da medicina devido às suas propriedades curativas e eficácia”, segundo a médica cubana Vivian Borroto Rodríguez, especialista em Medicina Natural e Tradicional e presidente da Sociedade Cubana de Ozônio, em entrevista ao Granma International.

“As doenças que melhor respondem a este método de tratamento são distúrbios isquêmicos avançados, doenças esqueléticas e articulares inflamatórias e degenerativas; infecções virais e bacterianas; a cura de feridas; e úlceras de pele”, esclareceu a médica cubana.

A terapia com ozônio é usada em uma ampla gama de especialidades médicas e em diferentes níveis do sistema de saúde, para a prevenção, tratamento e reabilitação do diabetes; hipertensão, asma, deficiências cardíacas e hérnia de disco, por exemplo.

“Tivemos excelentes experiências em pediatria, usando a terapia para tratar crianças com paralisia cerebral e também pacientes com câncer ”, observou.

Como é aplicada a terapia com ozônio?

Os geradores de ozônio usam oxigênio medicinal e eletricidade de baixa voltagem para obter a dose correta para o paciente.

“Por meio de geradores de ozônio, que utilizam oxigênio medicinal e eletricidade de baixa tensão, fornecidos pelo Ministério da Saúde Pública à sua rede nacional de estabelecimentos de saúde.

Para a aplicação do tratamento, o paciente deve ter a prescrição médica, que deve determinar a dosagem, enquanto todo o processo deve ser realizado em unidade de saúde por pessoal qualificado.

A terapia não está disponível para uso doméstico, mas produtos semelhantes na forma de xaropes estão disponíveis nas farmácias locais e devem ser prescritos por um médico”.

Quando começou o uso deste tratamento em Cuba?

“O uso da terapia de ozônio em Cuba data da década de 1980, quando era usado para desinfetar água potável poluída. Posteriormente, foi criado o Centro de Pesquisa de Ozônio com o objetivo de demonstrar a sua eficácia e a possibilidade de disponibilizar o tratamento em todas as províncias e municípios.

Na primeira década de 2000, foram elaborados planos de ação para consolidar as estratégias de tratamento com ozônio no campo da Medicina Natural e Tradicional e, em 2010, a terapia foi oficialmente aprovada como uma das 10 ramificações dessa área.

Apesar do Centro de Pesquisas de Ozônio ter sido extinto devido às transformações econômicas que vinham sendo realizadas no país nos últimos anos, em janeiro de 2011 foi criado um departamento dentro da divisão de medicina física e de reabilitação, hoje mundialmente reconhecida como Sociedade Cubana de Ozonioterapia, que é afiliada à federação internacional da disciplina. Colaboramos na validação de protocolos terapêuticos, promoção de pesquisas e divulgação de resultados.

Nosso foco principal é trabalhar para proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida”.

O que Cuba tem feito pela implantação da ozonioterapia?

Mais de 200 especialistas de todo o mundo se reuniram em Havana no ano passado para o Primeiro Congresso da Sociedade de Ozônio de Cuba, o Quinto Congresso de Terapia de Ozônio do México e o Quarto Congresso da Federação Internacional de Ozônio Médico.

Sob o lema: “Regularização, unidade e ciência para a ozonioterapia”, o evento teve como objetivo discutir e divulgar estratégias quanto à legalização e utilização do tratamento, além de facilitar a troca de conhecimentos em um ambiente amigável e cooperativo, o que pode contribuir para o estreitamento das relações entre entidades e especialistas.

Também foram realizados dois workshops pré-congresso e um simpósio. Estiveram presentes médicos, enfermeiras, paramédicos, dentistas, veterinários e técnicos ligados à especialidade.

Quais foram as principais conquistas de Cuba nesta esfera nos últimos anos?

“Primeiro, a legalização da terapia com ozônio em nível governamental; sua inclusão em programas de ensino; integração nos protocolos das instituições de saúde; a padronização da compra de medicamentos à base de ozônio; e a criação de uma bibliografia atualizada de nossa pesquisa.

Criamos um esquema de treinamento básico com os mais recentes conhecimentos científicos em todo o país resultando no aumento da utilização deste novo método. Promovemos pesquisas científicas em ozonioterapia com o objetivo de disseminar experiências e conhecimentos. O avanço e a consolidação dessa prática na ilha são tangíveis; hoje temos mais material técnico-científico para mostrar ao mundo”, esclareceu a especialista.

Ozonioterapia no Brasil

A ozonioterapia ainda está em fase de regulamentação no nosso país, sendo o seu uso previsto na Portaria n° 702/2018 do Ministério da Saúde, que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Todo profissional inserido nessas práticas está habilitado a usar a terapia com ozônio medicinal.

Atualmente, são os conselhos de classe profissional – médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros – que determinam as diferentes linhas de atuação do tratamento com ozônio medicinal.

Para saber mais sobre a ozonioterapia, acompanhe as novidades do blog. Em Porto Alegre, contacte a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.

Veja também: O que você precisa saber sobre a ozonioterapia

11 comentários

  1. Sempre este país genial, que sempre procura o bem para a coletividade!
    Trabalhando inclusive, a prevenção!

  2. Eu comprei um gerador de água ozônio para beber ozonizado também comprei um purificador de ar ozônio não tenho muita ainda experiência mais estou melhorando eu comprei agora mês de janeiro 23

  3. Gostaria muito de saber mais a respeito da terapia, os médicos de Cuba, deixaram um legado em medicina, no município de Niterói vizinho ao meu, há muitos anos atrás. Sou diabético e com hérnias de disco gostaria de ter acesso a este tratamento, se for possível gostaria de experimentar.

  4. Bom dia, Tenho Doença de Parkinson e gostaria de fazer a ozonioterapia, será que em Recife tem algum especialista nesta área?

  5. Minha filha ,e fisioterapeuta e medicina integrativa ,e também com ozoniterapia,em Curitiba,41999524678,e muitas outras formações,mestrado

  6. Segundo dr. Lair Ribeiro, a ozonioterapia pode tornar a medicina convencional obsoleta…ele fala isso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *