Ozonizador e Esterilizador de Ar: Qual o Melhor?

O ozonizador e o esterilizador de ar possuem a mesma função: limpar o ar que respiramos.

A grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em ambientes fechados, seja em casa, no trabalho, nos escritórios, nas fábricas. Nesses lugares, se acumulam muitos agentes causadores de alergias e problemas respiratórios, como ácaros, fungos e até bactérias e vírus.

Esses equipamentos que purificam o ar tem justamente essa finalidade: o combate a esses agentes, neutralizando-os e garantindo um ar mais saudável de ser respirado.

Nesse artigo, vamos falar das diferenças entre os dois equipamentos – o ozonizador e o esterilizador de ar. Vamos explicar por que o ozonizador é muito mais eficaz.

Ozonizador e Esterilizador de Ar: Qual o Melhor?

Como referimos mais acima, os dois equipamentos tem a mesma função: eliminar microrganismos prejudiciais à nossa saúde, como fungos, mofos, e filtrar as impurezas.

No entanto, por mais que o ozonizador e o esterilizador de ar combatam patologias como asma, alergias e outras doenças respiratórias, os dois aparelhos possuem grandes diferenças tecnológicas.

Confira as características de cada aparelho e saiba por que o ozonizador é uma referência quando se trata de purificar o ar.

Esterilizador

O esterilizador de ar funciona aquecendo o ar que entra em contato com o aparelho. O calor elimina ácaros, fungos e bactérias.

Por mais que sua ação esterilizadora seja eficaz, o esterilizador não possui um dispositivo que aspira o ar. Assim, ele se limita a aquecer o ar que circula perto do aparelho.

Além do mais, esse aparelho não possui filtros que consigam reter outros agentes capazes de prejudicar a respiração, como o pó, cheiro de cigarro, pólen e pelos de animais.

São justamente por essas limitações do esterilizador que o ozonizador é uma excelente alternativa para a purificação do ar, como explicaremos a seguir.

Veja também: Ozônio neutraliza coronavírus em ambientes fechados, dizem pesquisadores japoneses

Ozonizador

Esse aparelho, por sua vez, tem uma tecnologia e um sistema bem diferente: o ozonizador libera diversas descargas elétricas no ambiente.

Essas descargas elétricas interagem com o oxigênio do ambiente, quebrando suas moléculas e produzindo moléculas de gás ozônio.

O ozônio, um elemento natural e seguro, é um dos principais agentes oxidantes que existem. Dessa forma, ele atua contra os microrganismos e agentes nocivos presentes no ar, esterilizando completamente o ambiente.

No mercado, você encontra diversos modelos de ozonizador, desde modelos portáteis até aparelhos mais robustos e com filtros extras. É preciso apenas estar atento, na hora de adquirir um desses equipamentos, que ele traga consigo o certificado da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Graças à ação das descargas elétricas produzidas pelo ozonizador, os benefícios de utilizar um purificador de ar com ozônio, ao contrário da ação do esterilizador, abrangem todo o ambiente onde o aparelho é instalado.

Veja também: Ozonioterapia contra a covid-19 em Porto Alegre

4 comentários

  1. Quanto tempo eu devo deixar o aparelho ozonizador dentro do apartamento, por dia ou semana?

  2. Como devo usar o aparelho? Quanto tempo devo deixar este aparelho ligado dentro do apartamento? Se eu ligar ele na sala, vai afetar toda área do apartemento, ou tenho que ficar mundando ele de lugar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *