A rinite alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa das mucosas do nariz, caracterizada pela reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Os sintomas mais comuns são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Cefaleia, olheiras, fadiga e irritabilidade também fazem parte do conjunto de sintomas.
Ozonioterapia para tratar a Rinite Alérgica
Os casos mais graves da doença são, na sua maioria, causados por vírus. Porém, os casos recorrentes ou crônicos são geralmente determinados pela rinite alérgica, causada pela exposição a substâncias que causam alergias nas pessoas, como a poeira, o pólen, os ácaros domésticos, a fumaça do cigarro e produtos de limpeza e construção.
O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada a esses componentes estranhos ao organismo, que são chamados de alérgenos. Como tentativa de defesa do organismo, o sistema imunológico reage de maneira intensa. Existe também um componente genético na rinite alérgica: quando ambos os pais tem rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%.
Menos frequente é a rinite alérgica por questões alimentares e, em geral, resulta em outros sintomas além da rinite, como na pele e no sistema gastrointestinal. Embora muitos alimentos podem causar reações alérgicas, o leite de vaca, ovos, trigo, soja, peixes e crustáceos sãos os mais comuns
Prevenção é a melhor opção contra a rinite alérgica
Como toda alergia, a rinite alérgica não tem cura. Por isso, para evitar os seus sintomas, o melhor caminho é identificando e controlando os agentes que provocam a alergia.
Medicamentos como cortisona podem ser utilizados em casos agudos, mas o ideal é não deixar o problema atingir essa gravidade. Sendo assim, os alérgicos precisam tomar muitos cuidados no seu dia a dia, evitando ambientes pouco arejados, exposição à poeira, ao pólen, fungos, bactérias, odores químicos, entre outros gatilhos já mencionados.
Benefícios da ozonioterapia contra a rinite
Capaz de garantir um ar limpo e livre de agentes nocivos, o ozônio ganha cada vez mais espaço entre os pacientes com rinite alérgica. Isso porque o gás é considerado o germicida mais potente que existe. Pelo seu alto poder oxidativo, o ozônio é capaz de degradar os micro-organismos que se impregnam nos ambientes fechados.
Ao promover uma higienização completa do ambiente, o ozônio é recomendado não só contra a rinite alérgica, mas também em relação a outros problemas respiratórios, como a asma, a bronquite crônica e a sinusite.
Veja também: Ozonioterapia contra Asma, Bronquite e Enfisema
O ozônio medicinal tem a capacidade de destruir as estruturas celulares de vírus, gérmens e outros elementos capazes de desencadear alergias. Em relação aos fungos, o gás tem a capacidade de impedir que os esporos se proliferem, evitando que se reproduzam.
Resumindo, o ozônio garante um ar mais limpo e uma respiração plenamente saudável ao combater a rinite alérgica e outras doenças respiratórias. Para deixar sua casa livre desses elementos alérgenos, existe um equipamento específico, conhecido como ozonizador de ar.
Purificação do ar com a ozonioterapía
O ozonizador de ar é um aparelho que não utiliza químicos, ao contrário de outros recursos semelhantes, mas que libera descargas elétricas específicas no ambiente. Ao interagir com o oxigênio, essa energia liberada quebra as suas moléculas e cria moléculas de ozônio, que passam a combater os microrganismos alergênicos, destruindo as suas estruturas.
O ozônio, depois que eliminou essas partículas nocivas e até odores presentes no ambiente, volta a se transformar em oxigênio sem resíduos, garantindo uma respiração natural e saudável aos ocupantes do imóvel.
Outro aspecto positivo do ozonizador de ar é que ele se distribui igualmente pelo ambiente, atingindo pontos de difícil acesso, como cortinas, tapetes, cantos, quinas e outros locais que as outras alternativas não alcançam.
Quer saber como utilizar o ozônio para evitar a rinite alérgica ou mesmo tratar alguma doença? Entre em contato com a Clínica de Ozonioterapia Porto Alegre através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Tratamento da dor crônica com Ozonioterapia
Sou Biomédica ,fiquei interessada mais específico para minha filha que tem crises de bronquite , e gostaria de aplicar em minhas pacientes tbm
Bom dia, você pode falar com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Esse post realmente me fez pensar. Obrigado por compartilhar suas ideias.