Ozonioterapia no Tratamento da Sinusite

O tratamento da sinusite pode ser um desafio para uma boa parte dos pacientes, já que muitas dos sintomas da doença tendem a persistir e a exigir um acompanhamento mais constante.

Felizmente, a terapia com o ozônio medicinal abre novos campos no combate à patologia, garantindo uma maior eficácia no tratamento e com resultados mais rápidos.

Ozonioterapia no Tratamento da Sinusite

Também chamada de rinossinusite, os sintomas da sinusite se caracterizam por uma inflamação na mucosa dos seios da face, que são estruturas que se situam ao redor das cavidades nasais.

Apesar dos sintomas poderem variar segundo a causa da doença e a saúde e sensibilidade geral de cada paciente, é comum nessa patologia que haja dor de cabeça, sensação de peso no rosto, secreção nasal e dores na região da face.

Como a sinusite pode ser causada também pelo vírus Influenza, é comum o seu surgimento durante gripes. Pode acontecer também da doença ter uma origem bacteriana, a partir de patógenos que se desenvolvem nas secreções nasais que se acumulam.

Veja também: O que é, para que serve e como é feita a Ozonioterapia

Causas e sintomas principais

Como referimos acima, a origem da doença pode ser viral ou bacteriana. Existe ainda a possibilidade da sinusite ser causada por alergias.

Inclusive, a sinusite alérgica é a manifestação mais desafiadora da patologia, uma vez que fica difícil determinar a sua origem. Como a sinusite e manifestações alérgicas são muito difíceis de distinguir, recomenda-se procurar tratamento se os sintomas persistirem por mais de 7 dias.

Nesses casos, é comum a pessoa desenvolver a sinusite crônica, quando as complicações perduram por mais de 3 meses. É preciso identificar o problema o mais cedo possível, procurando ajuda médica para determinar a sua origem e recomendar um tratamento adequado.

Além da produção de secreção nasal espessa e a sensação de peso no rosto, a sinusite pode ainda apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Mau hálito
  • Tosse
  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Perda do olfato e paladar

Na sinusite bacteriana, podem também surgir a ocorrência de febres e tonturas. Nesses casos, as secreções nasais apresentam uma cor esverdeada.

Veja também: Ozonioterapia no tratamento da rinite alérgica

Como a ozonioterapia trata a sinusite

O tratamento tradicional da patologia passa pela utilização de antibióticos, corticoides, analgésicos, sprays nasais entre outros remédios que combatem a causa da sinusite e aliviam os sintomas.

Considerada uma das terapias mais efetivas no combate da doença, o tratamento com ozônio medicinal pode ser utilizado em conjunto com o tratamento tradicional, potencializando a sua eficácia e aumentando a velocidade dos seus efeitos.

Reconhecido como um dos mais potentes bactericidas e virucidas que existem, o ozônio combate a patologia em sua origem, ao mesmo tempo que provoca uma redução dos sintomas, devolvendo o bem-estar ao paciente.

O ozônio medicinal também atua no alívio da febre, no aumento da quantidade de glóbulos e brancos e na estimulação do sistema imunológico, o que contribui para o tratamento da sinusite tanto infecciosa como alérgica.

Para você ter uma ideia da sua eficácia, o US National Library publicou recentemente um estudo onde 102 pacientes foram tratados com ozônio medicinal, onde 89% deles obtiveram uma recuperação mais rápida e significativa do que aqueles que não foram tratados com ozonioterapia.

Para saber mais sobre a ozonioterapia em Porto Alegre, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *