Segundo um estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde, que foi divulgado pelo site Viva Bem, sete entre 10 pessoas em todo o mundo sofrem com lombalgia, uma dor que ocorre na região lombar inferior.
Contra uma patologia tão comum e incapacitante, tratamentos complementares como a ozonioterapia vem se tornando cada vez mais comuns na rotina das pessoas afetadas, tornando mais acessíveis, eficientes e céleres as terapias tradicionais.
Ozonioterapia para Tratar a Lombalgia
São muitas as causas que podem desencadear o problema e elas variam de pessoa para pessoa. No entanto, na grande maioria dos casos, podem ser encontrados alguns fatores comuns. A maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna.
- Postura inadequada;
- Condicionamento físico inadequado;
- Esforços repetitivos;
- Posição não ergonômica no trabalho;
- Muitas horas na frente de um computador;
- Pequenos traumas, lesões ou fraturas de naturezas diversas;
- Ausência de atividade física (sedentarismo);
- Problemas na coluna como hérnia de disco ou artrose;
- Inflamações ou infecções;
- Depressão, estresse, ansiedade e outros problemas de foro psicológico.
Veja também: Ozonioterapia para tratar Hérnia de Disco
A causa mais comum que faz as pessoas procurarem tratamento para a lombalgia é justamente a dor recorrente nas costas, que geralmente se manifesta na parte inferior da coluna vertebral.
Geralmente, as dores vão surgindo de maneira sutil, sem grandes incômodos, o que faz com que os pacientes tentem corrigir seus hábitos por conta própria ou buscar tratamento tarde demais.
Porém, com o tempo, as dores da região lombar podem sofrer um agravamento, chegando inclusive a irradiar para outras regiões do corpo, especialmente a área posterior das coxas, o que limita os movimentos e provoca fraqueza.
Além de todo o incômodo imposto pelas dores lombares, a patologia afeta as atividades cotidianas mais simples, como pegar um objeto no chão, lavar a louça, subir escadas, etc.
Como o ozônio medicinal age contra a lombalgia?
Acontece muito de uma mesma pessoa em idade adulta sofrer várias crises de lombalgia ao longo da vida. Por isso, quanto menos invasivo for o tratamento, menores as possibilidades de efeitos adversos.
O ozonioterapia ganha destaque justamente por essa sua qualidade, já que é um tratamento totalmente natural, que é aplicado diretamente nos locais afetados de maneira segura, contribuindo também para ativar o sistema imunológico do paciente e contribuir para a sua recuperação.
Além de promover uma melhoria significativa da circulação sanguínea, acelerar a recuperação dos tecidos afetados e estimular as defesas do corpo, o ozônio medicinal possui ainda um poderoso efeito analgésico, o que provoca uma melhoria sensível no bem-estar do paciente.
Para se ter uma ideia dos efeitos positivos da ozonioterapia no tratamento da lombalgia, foi realizado recentemente um estudo profundo sobre o tema na Itália, onde mais de 8 mil pacientes foram analisados, chegando-se à conclusão que o tratamento com o ozônio medicinal é seguro, combatendo diretamente as causas das dores lombares e proporcionando uma diminuição de cirurgias e uso de outros medicamentos.
Você também sofre com dores nas costas? Conhecia os benefícios do ozônio medicinal contra a lombalgia? Quer saber ainda mais sobre o assunto?
Pois continue acompanhando o blog Ozonioterapia Porto Alegre e, se for preciso, entre em contacto com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. O endereço é rua Eça de Queiroz, 122, quase esquina com a Protásio Alves.
Veja também: Ozonioterapia para tratar Artrite Reumatoide