Você está interessado em fazer sessões de ozonioterapia, mas gostaria de saber se tem efeitos colaterais? Pois fique sabendo que a terapia com ozônio medicinal é bastante segura, proporcionando uma série de benefícios ao organismo.
Para quem não conhece, a ozonioterapia é uma técnica terapêutica que aplica o gás ozônio no corpo humano, para curar e prevenir doenças, sendo possível fazer isso por diferentes vias.
Ozonioterapia Causa Efeitos Colaterais?
O ozônio é um poderoso antioxidante, que se origina a partir de 3 átomos de oxigênio. É possível encontrar o gás na estratosfera, pois ele forma a famosa camada de ozônio, que é responsável por filtrar os raios ultravioletas, junto ao nitrogênio e outros gases.
Já o gás ozônio utilizado com fins medicinais trata-se na verdade de uma mistura de gases (95% de oxigênio com 5% de ozônio). O nosso corpo também produz ozônio no processo de ativação de anticorpos. Por isso que a substância é considerada uma molécula biológica (biomolécula).
Uma das formas de aplicar o ozônio medicinal é diretamente na pele, para tratar, por exemplo, um ferimento. Nesse caso, é utilizado um saco de plástico apropriado com o gás dentro dele. Foi dessa maneira que os alemães, durante a I Guerra Mundial, evitaram muitas amputações no fronte de guerra, utilizando o ozônio para combater infecções gangrenosas.
Em outras doenças, o ozônio pode ser administrado pela veia. Aqui, é retirada uma certa quantidade de sangue, que se mistura com o ozônio, sendo depois devolvida ao corpo humano de duas maneiras: via endovenosa ou intramuscular.
A aplicação do gás também é feita através da insuflação retal, sendo essa via indicada para a a grande maioria das doenças pelo alto poder de absorção das mucosas do cólon, que permitem a penetração do gás no organismo de forma sistêmica.
Efeitos do ozônio no organismo
Entre os efeitos do ozônio medicinal no organismo, citamos:
- O gás desintoxica o fígado
- Diminuição significativa dos níveis de ácido úrico
- O ozônio ajuda na recuperação do metabolismo das células e na produção de energia para todo o corpo
- Fragmentação de gorduras como o colesterol e os triglicerídios
- Aumento da circulação sanguínea
- Oxigenação dos tecidos
- Neutralização de fungos, vírus e bactérias
A terapia com o ozônio medicinal é indicada para patologias como dor crônica, doenças reumáticas, enfermidades neurológicas, lesões do fígado, artrose, doenças respiratórias, entre mais de 200 outras patologias.
Possíveis efeitos colaterais ozônio medicinal
Essa é uma das principais dúvidas que as pessoas interessadas na ozonioterapia possuem. A boa notícia é que efeitos colaterais são improváveis se a quantidade aplicada de ozônio é correta. Por isso, é muito importante procurar o tratamento junto a um profissional qualificado, que conheça os protocolos das patologias.
Além do mais, como é uma terapia biocompatível, a chance de efeitos colaterais são muito pequenas. No entanto, é preciso ter cuidado porque existe contra indicações para alguns casos. A saber:
- Em casos de gravidez
- Em pacientes com hipertireoidismo não controlado
- Em casos de enfarte agudo do miocárdio
- Em pacientes com intoxicação alcoólica
- Em casos onde existe deficiência de uma enzima que se chama Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), presente em todas as células do corpo, numa doença conhecida como favismo. Essa enzima tem como função principal proteger e prolongar a vida dos glóbulos vermelhos no sangue.
Veja também: O que é, para que serve e como é feita a ozonioterapia