Ozônio no tratamento da gonartrose (osteoartrose) em octogenários

É provável que você nunca tenha escutado o termo gonartrose, ou que desconheça a doença por esse nome, mas com certeza já conheceu alguém que tem essa inflamação. Também chamada de osteoartrose, a enfermidade tem caráter degenerativo e progressivo, promovendo a deformidade e destruição da cartilagem articular do joelho.

A boa notícia é que, ao lado dos tratamentos convencionais, a ozonioterapia é das soluções mais eficientes contra o problema.

Ozônio no tratamento da gonartrose em octogenários

A doença é comum durante o processo de envelhecimento, sendo mais encontrada em pessoas obesas, com mais de 40 anos e mulheres. As dores intensas são os principais sintomas da gonartrose, que pode levar a uma incapacidade de movimento, principalmente em pacientes de idade muito avançada.

As causas do problema nem sempre são conhecidas. Segundo um artigo publicado no Brazilian Journal of Pain, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, as estatísticas médicas apontam que 85% da população com mais de 75 anos irá sofrer com os sintomas. Segundo o artigo, a ozonioterapia, pode representar uma terapia integrativa eficaz no tratamento da doença, representando uma terapêutica efetiva e de menor custo, principalmente na redução da dor crônica.

Ozônio em pacientes octogenários

Por outro lado, a Revista Espanhola de Ozonioterapia publicou um estudo específico sobre pacientes octogenários, onde participaram 3 homens e 2 mulheres, que acompanhou a evolução dos quadros de dor e funcionalidade.

Os pacientes foram submetidos a aplicações intra-articulares e outros usos sistêmicos do ozônio medicinal, como a auto-hemoterapia ozonizada. Foram realizados testes de dor e das funções articulares antes e depois das sessões de ozonioterapia, com o objetivo de medir a evolução dos pacientes e comparar a eficácia do ozônio em relação aos tratamentos convencionais.

Os resultados foram bastante conclusivos e demonstraram uma efetiva redução da dor e melhora no quadro das funções articulares, embora a reportagem esclareça que são necessários novos estudos investigativos, baseados em ações e diretrizes específicas, e com uma maior amostragem de pacientes.

De qualquer maneira, é uma investigação científica que atesta a eficácia do ozônio medicinal no tratamento da gonartrose de joelho, que deixou evidente que a ozonioterapia traz qualidade de vida aos pacientes octogenários que convivem com a enfermidade.

Vive em Porto Alegre e sofre com dores nos joelhos, mesmo não sendo octogenário? Não deixe de entrar em contato com a enfermeira Miriam Dani, profissional devidamente qualificada para a prática da ozonioterapia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *