Ozônio no tratamento da endometrite

A endometrite é uma doença severa e incapacitante que pode comprometer a saúde uterina da mulher.

A boa notícia é que a ozonioterapia é uma opção de tratamento que traz novas esperanças para quem sofre com a condição.

Ozônio no tratamento da endometrite

A endometrite é uma infecção no endométrio, o tecido que reveste a parte interior do útero, podendo se manifestar em forma aguda ou crônica. Na fase aguda, os sintomas são corrimento, menstruações dolorosas e febre alta. Quando se torna crônica, a doença provoca febre e uma sensação de um corpo estranho no útero.

A doença pode ainda provocar dor durante o sexo, inchaço abdominal e dismenorreia, uma dor que surge no primeiro dia do período menstrual. Diante de qualquer suspeita, deve-se procurar imediatamente ajuda médica.

As causas mais comuns da doença são:

  • Infecção microbiana
  • Fatores mecânicos, como procedimentos ginecológicos, aborto ou parto
  • Problemas de circulação, que podem ser causados por ficar muito tempo em pé
  • Prática contraceptivas, atividade física intensa e doenças circulatórias ou respiratórias
  • Intoxicações em decorrência de problemas no metabolismo, como diabetes, gota, obesidade, etc
  • Distúrbios como inflamação do ovário ou das trompas de Falópio
  • Peritonite pélvica

Tratamento com ozônio medicinal

A endometrite é tratada com medicação tradicional, que inclui anti-inflamatórios, para redução da dor e inflamação, e antibióticos, para combater as infecções bacterianas.

O procedimento cirúrgico é recomendado quando ocorre a obstrução ao nível das trompas de Falópio. Quando a infecção e a inflamação inviabilizam outras soluções, é feita a remoção do útero.

Utilizada como tratamento complementar, a ozonioterapia otimiza e acelera os resultados obtidos com a medicação, mas sem efeitos colaterais.

Além de ser menos nocivo que o tratamento tradicional, o tratamento com ozônio medicinal pode evitar as cirurgias acima referidas, o que preserva as condições de saúde da mulher.

A eficácia da ozonioterapia

Em estudo publicado na Revista Espanhola de Ozonioterapia, há o relato de 60 pacientes que foram tratadas com ozônio medicinal, onde foram utilizadas irrigações intra-uterinas com água destilada ozonizada como terapia complementar ao tratamento anti-inflamatório tradicional.

Todos os casos de endometrite, tanto pós-aborto como pós-parto, apresentaram significativa melhora ao longo das aplicações de ozônio, com os sintomas desaparecendo mais rapidamente.

Entre os benefícios do ozônio, foi constatado uma melhora no estado clínico geral das pacientes, diminuição das dores, regulagem do sono, aumento do apetite, diminuição dos sintomas de intoxicação e equilíbrio da temperatura corporal.

E você, gostaria de saber mais sobre os benefícios do ozônio medicinal contra a endometrite e outras 200 doenças? Continue acompanhando o nosso blog e, em Porto Alegre, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani.

Veja também: Auto-hemoterapia com ozônio contra herpes-zoster 

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *