O nome entesopatia pode parecer desconhecido, mas é uma doença mais comum do que você imagina, atingindo tanto homens como mulheres. A entesopatia – ou entesite – é a inflamação da entese, a região que liga os tendões aos ossos.
O tratamento com ozônio medicinal tem destaque especial nessa área, pois é capaz de acelerar os processos de reabilitação, evitar o uso excessivo de remédios e até intervenções mais sérias, como as cirurgias.
Amplamente recomendada por especialistas, a ozonioterapia age de maneira totalmente segura e natural em prol da recuperação dos pacientes, proporcionando melhoras significativas no combate da patologia.
Ozônio no Tratamento da Entesopatia
A entesopatia mais comum é aquela que afeta o calcanhar, onde há o comprometimento do tendão calcâneo, o famoso tendão de Aquiles, onde a pessoa sente muita dor quando encosta o pé no chão. Além do tendão calcâneo, joelhos, costas e quadril também podem sofrer inflamação nas articulações.
Quem faz o diagnóstico da doença é o ortopedista, avaliando os sintomas e, em alguns casos, com a ajuda de exames de imagem, como o raio-x, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Causas da entesopatia
A doença pode ser causada por lesões ou traumas durante alguma atividade física e ocorrer com mais frequência em pacientes portadores de algum tipo de artrite, como a reumatoide e a psoriática. A obesidade também pode causar estresse nas articulações, colaborando para o sistema imunológico atacar o tecido das articulações.
Sintomas
A inflamação, que impede a movimentação natural da região afetada, provoca dores no calcanhar, por exemplo. A dor é bem variável e pode causar apenas desconforto ou impedir o movimento da articulação afetada. Rigidez na articulação, dor localizada, inchaço, sensibilidade na região, são os principais sintomas. Pode ainda ocorrer aumento da temperatura no local.
Tratamento para a entesopatia
O tratamento tradicional é feito segundo a gravidade da lesão e dos sintomas. Geralmente, o tratamento consiste no uso de medicação com propriedades anti-inflamatórias e repouso da região lesionada.
Sob orientação do ortopedista ou fisioterapeuta, também podem ser realizados exercícios leves de alongamento para diminuir um pouco a pressão do local. Quando a lesão é grave e os sintomas não passam com o uso de medicação, a cirurgia pode ser uma opção de tratamento.
O tratamento da entesopatia com ozônio
Os benefícios da ozonioterapia no tratamento dessa condição consistem:
- Poderosa ação anti-inflamatória, recuperando o local lesionado por causa do aumento do fluxo de oxigênio;
- Graças à oxidação dos transmissores nervosos que causam a dor, o efeito analgésico do ozônio é imediato;
- O gás estimula a regeneração celular, proporcionando uma melhoria generalizada nos tecidos afetados;
- O ozônio tem efeito antimicrobiano, evitando o surgimento de infeções, principalmente nas regiões que se tornaram vulneráveis pela patologia;
- O tratamento com ozônio melhora significativamente a circulação sanguínea, aumentando a resposta imune e possibilitando uma melhor distribuição de oxigênio e nutrientes por todo o organismo;
- O ozônio aumenta a capacidade de metabolismo de proteínas e ácidos graxos, contribuindo para a saúde e bem-estar dos pacientes em recuperação.
Juntas, todas essas propriedades tornam o tratamento com ozônio medicinal a melhor opção para tratar a entesopatia. Além de eficaz, a técnica é natural e livre de efeitos adversos.
Veja também: Ozonioterapia para tratar artrite reumatoide
Veja também: O que é a Ozonioterapia
Excelente conteúdo