Ozônio aliado no tratamento das manchas na pele

Como manchas na pele podem ter causas diversas e inúmeros níveis de gravidade, um bom tratamento contra elas irá depender das particularidades de cada pessoa.

No entanto, a ozonioterapia é o único método terapêutico que pode ser empregado contra praticamente qualquer tipo de mancha, desde as mais inofensivas, para fins estéticos, até aquelas que podem representar um maior risco para a saúde.

Nesse artigo, vamos discorrer sobre os tipos de manchas que podem afetar a pele e também por que razão a ozonioterapia é indicada para combater a maior parte das manchas.

Ozônio aliado no tratamento das manchas na pele

Como em qualquer outra doença, ao perceber alguma mancha suspeita na pele, é imprescindível buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico. É preciso prestar atenção nas suas características e eventuais modificações, já que fatores como aspecto, tamanho e, principalmente, a coloração, dizem muito sobre a sua origem.

Além disso, você deve fazer o auto acompanhamento da evolução da sua mancha, podendo identificar a origem da mancha, sua possível gravidade e toda e qualquer informação que possa orientar o médico numa eventual consulta.

Veja também: Ozônio para tratar dor nas costas

Com base nas cores com que elas se manifestam, confira quais são os principais tipos de manchas na pele:

Manchas roxas

Geralmente, essas manchas são provocadas por hematomas, principalmente em pacientes com fragilidade capilar. O consumo de vitamina C ajuda a diminuir a sua incidência.

Temos ainda a púrpura senil, que são manchas roxas no dorso, punhos, mãos e antebraços que ocorrem por causa do envelhecimento da pele, mais comum em pessoas com mais de 65 anos.

Manchas vermelhas

Os chamados angiomas rubi aparecem de maneira espontânea na pele e sangram quando são coçados. Possuem um aspecto parecido com um novelo de lã e os motivos de sua retirada são puramente estéticos.

Manchas pretas

Regra geral, podem ser simples manchas benignas. No entanto, é preciso estar atento a qualquer alteração, pois elas podem mudar de forma ou tamanho.

Manchas com aspecto mais áspero, que aparecem em áreas de dobra, com o passar do tempo, são conhecidas como queratoses seborreicas escuras e são benignas na grande maioria dos casos.

No entanto, pintas escuras podem indicar a presença de melanoma, uma das condições mais graves do câncer. Esse tipo de mancha é irregular, escura, sólida e geralmente tem mais de uma tonalidade.

Manchas marrons

A melanose é provocada por excesso de exposição solar, sendo geralmente confundida com a púrpura senil. É uma mancha que pode ser tratada, por motivos meramente estéticos, por meio de laser.

No entanto, esse tipo de mancha pode também ser causado por melasma, que surge por fatores genéticos, hormonais ou também pela incidência dos raios solares. Entre as suas causas mais comuns, estão o uso de anticoncepcionais e alterações hormonais durante a gravidez.

Veja também: Ozônio no tratamento dos casos de pé diabético

Para evitar que o quadro se agrave, recomenda-se o uso de protetor solar acima de 50 FPS duas vezes ao dia e também evitar lugares quentes.

Outra tipo de mancha marrom que existe é a mancha do limão, que é um tipo de queimadura e que exige cuidados com protetor solar para evitar um agravamento. Ao contrário da melanose, ela desaparece depois de um tempo.

Manchas brancas

Pode indicar a ocorrência de vitiligo, uma patologia autoimune de origem genética que se manifesta geralmente por causa de transtornos emocionais.

Outra fonte comum de manchas brancas é o popular “pano branco”, geralmente provocado por um fungo, com maior ocorrência em pessoas de pele oleosa.

Sardas brancas também podem surgir de maneira espontânea, por causa da idade, geralmente a partir dos 40 anos.

Tratando as manchas da pele com ozonioterapia

Entre os efeitos que contribuem para a eficácia da ozonioterapia no tratamento das manchas de pele, o ozônio medicinal é capaz de:

  • Favorecer a regeneração de tecidos por meio da liberação de fatores de crescimento;
  • Regular naturalmente o metabolismo;
  • Otimizar a liberação de oxigênio nos tecidos;
  • Melhorar significativamente a circulação;
  • Modular o sistema imunológico;
  • Remover os radicais livres;
  • Estimular a síntese de enzimas antioxidantes;
  • Produzir efeito bactericida, virucida e fungicida;
  • Melhorar significativamente a drenagem linfática.

Juntos ou não, todas essas propriedades fazem com que o ozônio medicinal seja eficaz contra as mais diversas condições que provocam manchas na pele, sejam elas causadas por lesões, em decorrência da idade, ocasionadas por infecções, queimaduras, problemas de circulação ou imunodeficiências.

2 comentários

  1. O tratamento para manchas brancas tipo vitiligo é feita com ozônio através de aplicações de gás (injeções) ou de óleo ozonizado?
    Tenho alopecia fibrosante frontal (doença auto imune) e já fiz 2 aplicações de ozônio (gás-injeções) e percebi que a minha fibrose já esta melhorando, não sei se o cabelo vai voltar a crescer no local, mas pelo menos espero que ela pare de crescer atingindo uma área maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *