Além de ser encontrado na camada protetora da estratosfera, o ozônio é um gás com múltiplas aplicações e benefícios para o corpo humano.
Podendo ser administrada por diversas vias do corpo, a ozonioterapia consiste na aplicação da mistura dos gases ozônio e oxigênio.
A aplicação do ozônio medicinal é recomendada pelo fato do ozônio ser possuidor de propriedades antissépticas, inflamatórias e modulação do estresse oxidativo. Além do mais, melhora a oxigenação e a circulação periférica.
É vasto o número de patologias em que a ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.
Benefícios da Ozonioterapia no Corpo Humano
#1. Glóbulos Brancos
O ozônio estimula a produção dessas células que protegem o organismo contra vírus, fungos, bactérias e câncer. Além disso, o gás aumenta de maneira significativa os níveis de oxigênio no sangue por bastante tempo após a administração do gás, fazendo com que alergias tornem-se menos sensíveis.
#2. Interferon
O ozônio medicinal aumenta significativamente os níveis de interferon, que são proteínas globulares que orquestram todos os aspectos do sistema imune, inibindo assim a replicação viral. Sob a ação do ozônio, os níveis de interferon gama podem ser elevados de 400 a 900%, matando agentes patogênicos e células anormais. O FDA, agência governamental de saúde norte-americana, aprovou o uso dos interferons para o tratamento da hepatite B crônica e C, verrugas genitais (causadas por papilomavírus, leucemia de células pilosas, sarcoma de Karposi, esclerose múltipla recidivante e doença granulomatosa crônica. Por Papillomavirus), leucemia mieloide crônica Leucemia, linfoma não-Hodgkin, tumores de cólon, tumores de rim, câncer de bexiga, melanoma maligno, carcinoma basocelular e leishmaniose.
#3. Tumores
O ozônio medicinal estimula a produção do fator de necrose tumoral, o TNF-α, que o corpo produz quando um tumor está em crescimento. Quando um tumor se torna metatástico, as células cancerosas se rompem e são levadas pelas correntes sanguíneas e linfáticas. Devido ao TNF-α produzido para inibir o tumor original, essas células cancerosas têm poucas chances de se desenvolverem. Utilizado como tratamento complementar, a ozonioterapia tem mostrado resultados promissores no combate à fadiga do câncer, que são os efeitos colaterais provocados pelos diversos tratamentos, como quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e intervenções cirúrgicas.
Veja também: Como a Ozonioterapia pode auxiliar atletas
#4. Bactérias e Fungos
O ozônio medicinal elimina a maioria das bactérias em baixas concentrações, que não conseguem sobreviver em um meio com mais de 2% de ozônio. O gás é também eficaz contra todos os tipos de fungos, como Candida albicans, pé de atleta, leveduras e outros.
#5. Vírus
O ozônio medicinal combate diretamente as partículas virais ao oxidar a sua “estrutura reprodutiva”, que é inativada em contato com o gás. Assim, as células infectadas não produzem mais as enzimas necessárias para a sua recuperação.
#6. Arteriosclerose e Aterosclerose
O ozônio medicinal oxida a placa arterial, aumentando a tendência de eliminação de obstruções nos vasos grandes e menores do corpo, permitindo uma melhor oxigenação dos tecidos em órgãos deficientes.
Aplicações do ozônio medicinal
A ozonioterapia pode ser indicada para diversos tratamentos, entre eles:
- Problemas circulatórios;
- Diversas doenças e condições do paciente idoso;
- Doenças causadas por vírus, tais como hepatites, Herpes simples e Herpes zoster;
- Feridas com infecções ou inflamadas, de difícil cicatrização como úlceras, feridas de origem vascular, arterial ou venosas (varizes), úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, riscos de gangrena;
- Colites e outras inflamações intestinais crônicas;
- Queimaduras;
- Hérnia de disco, dores lombares, protrusão discal;
- Dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas;
- Imunoativação geral doorganismo;
- Terapia complementar para alguns tipos de câncer.
6 comentários