Existe um número significativo de estudos em torno da utilização do ozônio medicinal no tratamento de várias patologias. Nesse artigo, vamos tratar de alguns estudos envolvendo o uso da ozonioterapia no tratamento da dor crônica.
Tratamento da Dor Crônica com a Ozonioterapia
Recentemente, a revista Medical Gas Research apresentou uma análise precisa e detalhada da utilização da ozonioterapia no tratamento dos distúrbios osteo-musculares. Os cientistas pesquisaram o papel do ozônio medicinal em uma série de distúrbios, como a síndrome das articulações das facetas lombares, bursite subacromial, síndrome do túnel do carpo, bursite do quadril, capsulite adesiva do ombro, hérnia de disco e distúrbio da articulação temporomandibular.
Vejamos algumas das conclusões dessa pesquisa:
Distúrbio da articulação temporomandibular
Os estudiosos chegaram à conclusão que a ozonioterapia consegue ser tão eficaz quanto a terapia com medicamentos em pacientes com desordem da articulação temporomandibular e altos escores de dor.
O ozônio medicinal é eficaz no alívio da dor, reduzindo rapidamente a inflamação e promovendo o crescimento de novas cartilagens.
Veja também: Ozonioterapia: tratamento eficaz da enxaqueca.
Hérnia de disco
Pesquisadores do Canadá e da Itália publicaram um estudo em 2017 onde foi relatado que os pacientes que mais se beneficiaram com o ozônio medicinal foram aqueles que sofriam de dor nas costas, com ou sem dor radicular, mas sem déficits motores, e que não obtinham resposta de 4 a 6 semanas com as terapias tradicionais.
Entre as conclusões principais do estudo, os pesquisadores descobriram que o ozônio medicinal é eficaz porque desidrata o disco, diminuindo assim a quantidade de protuberância que provoca pressão nos nervos. Foi descoberto que resultados a curto prazo podem ser alcançados desidratando ou encolhendo o disco.
Dor no ombro
Pacientes com capsulite adesiva do ombro, também conhecida como “ombro congelado”, tiveram melhoras sensíveis com o poder anti-inflamatório do ozônio medicinal. As inflamações sumiram radicalmente após algumas sessões de ozonioterapia.
Bursite do quadril
O estudo feito sugeriu que o ozônio medicinal no tratamento da dor crônica pode ser usado para aliviar a dor no quadril devido à sobrecarga funcional, tendinite no quadril, bursite trocantérica, dor causada pela coxartrose (artrose das ancas) inicial e tardia.
Artrite reumatoide
Sessenta pacientes com artrite reumatoide foram submetidos ao tratamento com ozônio medicinal em um estudo clínico recente, onde ficou demonstrado os efeitos positivos do gás, com a diminuição na resposta inflamatória e uma modulação do mecanismo autoimune.
Administrado com finalidades antioxidantes, impedindo a formação de radicais livres e nocivos, o ozônio medicinal mostrou-se benéfico no tratamento da artrite reumatoide.
Veja também: Ozonioterapia aliada no aumento da imunidade.
Conclusão sobre a ozonioterapia na analgesia da dor crônica.
Dependendo da concentração utilizada, o ozônio medicinal tem um efeito anti-inflamatório por ser um poderoso agente oxidante. Na sua ação de reparação e regeneração dos tecidos está incluída o estímulo à liberação e produção de fatores de crescimento.
Se você procura um tratamento eficaz para a sua dor crônica em Porto Alegre, entre em contacto com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Achei muito interessante, o assunto dessa matéria,eu gostaria de saber, onde pode ser feito o tratamento,
Está em Porto Alegre? Em entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. Ou então procure um ozonoterapeuta em sua cidade.
Está em Porto Alegre? Com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. Ou então procure um ozonoterapeuta em sua cidade.