Hoje vamos falar das vulvovaginites, com ênfase na candidíase vaginal, no tratamento com a ozonioterapia.
O tratamento integrativo é um tema em evolução no universo da medicina, visando diminuir os incômodos e os efeitos dos medicamentos tradicionalmente utilizados.
A ozonioterapia funciona como uma possível chave na recuperação desses pacientes de uma forma mais eficiente, humana e acessível.
Ozonioterapia para tratar vulvovaginites
Vulvovaginites são inflamações tanto na parte externa como na parte interna do órgão reprodutivo da mulher. As vulvites são inflamações na parte externa, e a vaginite seria a inflamação entre a parte externa até o colo do útero.
Como seriam essas inflamações e quais são os agentes causadores dessas inflamações?
Os sintomas mais comuns são coceira, irritação, corrimento vaginal incomum e dor ao urinar ou durante a relação sexual. Os agentes causadores dessas inflamações podem ser fungos, vírus, bactérias, protozoários e agentes alergênicos.
Dentre os agentes alergênicos nós temos as calcinhas sintéticas que as mulheres usam, papel higiênico colorido ou perfumado, as duchas vaginais que alteram o pH da vagina da mulher.
Entre os outros agentes, como já vimos, nós temos os fungos, os vírus e os protozoários. Entre os fungos, nós temos a Candida Albicans, que causa a candidíase vaginal, tão comum e tão frequente entre as queixas das mulheres.
Entre as bactérias, nos temos a Gardnerella Vaginalis, que causa a vaginose bacteriana. Temos ainda a clamídia e a gonorreia. Essas duas são DSTs, doenças sexualmente transmissíveis.
Nós temos ainda as doenças causadas por vírus, como o HPV e o herpes genital. O HPV causa verrugas genitais, na parte externa da vulva, chegando até a vagina. Temos ainda, entre os protozoários, os trichomonas vaginalis, que causa tricomoníase.
Veja também: Rejuvenescimento Facial com Ozonioterapia: Pele Renovada SEM Cirurgia
Sintomas Gerais Causados por essas Infecções
Entre os sintomas, encontramos a leucorreia, que é um corrimento vaginal, em que a coloração varia de acordo com o agente patogênico. Temos ainda os pruridos vaginais, as bolhas, a queimação, o rubor, e o desconforto que a mulher apresenta durante essas infecções, como as dores durante a relação sexual.
Entre as complicações, nós temos a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), que é ocasionada pelas bactérias tanto a gonorreia como a clamídia.
Tratamentos Tradicionais
Entre os tratamentos tradicionais para as vulvovaginites, nós encontramos os antibióticos, que são os bactericidas, os anti-virais, os anti-fúngicos e os corticoides, que são utilizados também.
Porém, existe uma grande resistência fúngica e bacteriana dos pacientes perante esses medicamentos. Essa resistência foi comprovada não só na prática, mas através de estudos científicos que demonstraram que os medicamentos utilizados não estão fazendo mais efeito.
Então, faz-se necessário uma terapia complementar e uma terapia adjuvante nesse tratamento. É aí que entra a ozonioterapia.
Formas de tratamento da ozonioterapia nas vulvovaginites
Didaticamente, separamos as formas de tratamento em forma sistêmica e forma local. A forma sistêmica seria a pequeno auto hemoterapia, a grande auto hemoterapia, o soro ozonizado via sistêmica, a insuflação retal e a aplicação intra-muscular glútea. A forma local seria a insuflação vaginal com a lavagem vaginal.
A lavagem vaginal é realizada com soro ozonizado, água bi-destilada ozonizada ou água de osmose reversa ozonizada com uma concentração e volume individualizado para cada paciente. Temos ainda a insuflação vaginal com o ozônio.
Benefícios da Ozonioterapia
Sabe-se que o ozônio é um excelente agente anti-oxidante, agindo no estresse oxidativo. O gás melhora a circulação local, ele melhora a oxigenação da região vaginal. O ozônio age como excelente bactericida, virucida, fungicida e ainda auxilia reforçando o sistema imunológico contra essas inflamações. Pode ainda reduzir, gradativamente, o uso de medicamentos tradicionais e seus efeitos colaterais.
Para saber mais sobre os benefícios da ozonioterapia sobre essa e outras doenças, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. O endereço é rua Eça de Queiroz, 122, quase esquina com a Protásio Alves.
Veja também: O que é, para que serve e como é feita a Ozonioterapia
Tenho DIU, posso fazer ozônio para vaginite mesmo com DIU?
Fale diretamente com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.