De uma hora para outra, a pessoa, geralmente jovem, começa a ter diarreias constantes, perda de peso e dores abdominais. Embora esses sintomas não sejam específicos, frequentemente é assim que se manifestam as doenças inflamatórias intestinais, um conjunto de distúrbios que vem crescendo nas últimas décadas no mundo inteiro.
Um dos motivos para o aumento dessas doenças é a dieta das pessoas, que consomem comida muito gordurosa. No campo dos tratamentos, a ozonioterapia vem ganhando espaço e é justamente sobre isso que esse texto trata.
Ozonioterapia no Tratamento das Inflamações Intestinais
As doenças inflamatórias intestinais são patologias crônicas em intensidades variáveis. As mais comuns são a Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
Nas suas formas mais leves, o paciente pode sentir dores abdominais e alterações do hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre. Nas formas mais graves, sangramento retal, dores intensas, fraqueza ou cansaço, aftas, perda repentina de peso, etc.
Algumas pessoas têm mais disposição genética a ter essas doenças, que se agravam pela má alimentação e uso de remédios que modificam a flora intestinal e alteram a imunidade. Pacientes jovens, em fase ativa, são os que mais sofrem, principalmente a partir dos 30 ou 40 anos, embora as inflamações intestinais também possam ocorrer em idosos e crianças.
Como é o tratamento convencional
Com medicação para reduzir a inflamação e aumentar a resposta imunológica do organismo. Quando os medicamentos não surtem os efeitos esperados ou quando surge alguma complicação, uma opção pode ser a retirada das partes doentes do intestino.
Causas mais comuns das inflamações intestinais
As causas dos distúrbios intestinais são pouco conhecidas, mas sabe-se que estão relacionadas com o sistema imunológico e também com fatores genéticos. Além disso, alguns hábitos contribuem para as inflamações intestinais, como o tabagismo e a ingestão frequente de alimentos gordurosos.
Pacientes que vivem em zonas urbanas e países industrializados possuem um risco maior de desenvolver inflamações intestinais. Regiões mais frias também potencializam a propensão.
Como o ozônio atua contra inflamações intestinais
O ozônio em níveis baixos ativa as proteínas de choque térmico, que são anti-inflamatórias. Ao acelerar a cicatrização de feridas, o gás é muito eficaz contra feridas crônicas e mais resistentes a tratamento.
Dentre os benefícios oferecidos pelo ozônio medicinal para o intestino estão:
- O gás remove as toxinas que dificultam a respiração das células e a absorção de nutrientes. Com isso, é estimulado o processo metabólico dos rins e do fígado;
- O ozônio tem potente efeito anti-inflamatório;
- É antiviral, antifúngico e antibacteriano;
- Oxida os agentes que perturbam as terminações nervosas nos tecidos danificados, amenizando a dor;
- Combate o envelhecimento.
Ozonioterapia retal
Quanto realizada por profissionais capacitados, a ozonioterapia é um procedimento simples e bastante seguro para o intestino. O ozônio medicinal – uma mistura de ozônio e oxigênio – é introduzido até o cólon, contribuindo para matar vírus, parasitas e leveduras e também na remoção da inflamação do órgão.
O tratamento com ozônio medicinal para o intestino é muito eficaz, produzindo resultados já na primeira aplicação. Alguns dos benefícios da insuflação retal com ozônio medicinal são:
- Aumento da proteção com antioxidantes, ativando assim o sistema imunológico;
- Efeito positivo do gás no combate a alergias;
- O ozônio atua na reversão do envelhecimento precoce;
- É eficaz no tratamento de proctite, colite, candidíase e fissura anal.
Além disso tudo, o ozônio medicinal pode desencadear a regeneração rápida das células epiteliais intestinais, sem prejudicar o cólon, auxiliando no tratamento das inflamações intestinais e de outras doenças relacionadas a problemas gastrointestinais.
Por todos esses motivos, a ozonioterapia pode ser uma ferramenta muito útil para melhorar sua saúde, mas os procedimentos com o gás devem ser realizados por profissionais devidamente capacitados.
Em Porto Alegre, você pode saber mais sobre os benefícios do ozônio com a enfermeira Miriam Dani, da Clínica de Ozonioterapia Porto Alegre, através do whatsapp (51) 99981-3506. O endereço é Rua Eça de Queiroz, 122, quase na esquina da Protásio Alves.
Veja também: PRP ozonizado: aplicações na saúde e na estética
Veja também: Regeneração dos Tecidos com Ozônio: Saiba como Funciona
Faço tratamento ozônio terapia!
Todos deveriam ter acesso a essa benção de Deus, muitas pessoas poderiam ser beneficiadas com ozônio terapia!! Benção de Deus!!