Fonte de dores e limitações físicas, a hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, sendo a doença que mais provoca dores nas costas. Em algum momento de suas vidas, 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar.
Como é uma doença que não tem cura, é preciso entender que os medicamentos nem o repouso são a solução para quem sofre desse problema, muito pelo contrário. Além do reforço da musculatura, será preciso combater as dores e as inflamações que a hérnia de disco acarreta. É nessa área que a ozonioterapia apresenta resultados promissores como terapia complementar aos tratamentos convencionais.
Ozônio no tratamento da hérnia de disco
Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente em três meses, sendo recomendado que o paciente faça fisioterapia com acompanhamento médico. Mesmo que o paciente apresente melhoras, recomenda-se tratamento que devolva à coluna o seu fortalecimento e funcionalidade. Os estudos são categóricos: os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados após os primeiros sintomas de dores nas costas.
Como já referimos acima, a doença não tem cura e o sedentarismo só irá agravar o problema. Por isso, se você sentiu fortes dores na coluna e os sintomas permaneceram por mais de três meses, pode ter certeza que em algum momento as dores regressarão. Por isso que o segredo é praticar atividade física com o acompanhamento de profissionais qualificados.
Como surge a hérnia de disco
O disco é um anel fibroso que fica entre uma vértebra e outra da coluna. O desgaste do disco faz com que o líquido em seu interior extravase, saindo para o meio externo. Quando isso acontece, o disco achata. Por isso, é chamada de hérnia de disco. Dependendo do local onde isso acontece, as dores poderão ser de muita intensidade.
Números do problema
- 70% da população brasileira acima dos 40 anos sofre com algum tipo de problema na coluna vertebral
- 15% da população mundial é afetada pela hérnia de disco
- 13% das consultas médicas estão relacionadas com dores na coluna
- A hérnia de disco é o principal motivo das licenças de trabalho e a 2ª causa da aposentadoria precoce, ficando apenas atrás das doenças cardíacas
- Mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com a doença
Causas da hérnia de disco
A má postura é, sem dúvida, a principal causa dos problemas existentes na coluna. Algumas dicas para corrigir a postura, em movimento ou em posição estática:
- Nas atividades domésticas, lavando a louça ou passando roupa, utilize um apoio para os pés, alternando de pé sempre que sentir algum incômodo
- Na hora de calçar os sapatos, não incline o corpo para a frente ou até o chão. Sente-se e traga o pé até o joelho.
- Ao erguer um peso, flexione os joelhos até embaixo sem curvar a coluna, transferido a carga para os músculos das pernas.
- Na hora de dormir, se você costuma dormir de lado, coloque um travesseiro entre as pernas, que devem estar dobradas. Se você dorme de barriga para cima, coloque um travesseiro em baixo dos joelhos. Não é recomendado dormir de bruços, mas, se você não consegue evitar, coloque um travesseiro embaixo da barriga e não da cabeça, para diminuir a curvatura lombar.
- Na hora de sentar, mantenha os pés apoiados no chão. Deixe as pernas ligeiramente afastadas e evite cruzá-las. Mantenha a coluna ereta, encostando as costas completamente na cadeira ou no sofá.
- Para ler, é recomendado usar um suporte para livros. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça.
- No trabalho, se você trabalha sentado, apoie os antebraços nas mesa de trabalho ou utilize uma cadeira que tenha suporte lateral. Evite torcer o corpo ao falar com alguém, sendo recomendado usar uma cadeira que vire com facilidade.
Sintomas da hérnia de disco
O sintoma mais comum é a dor localizada na região onde está a hérnia do disco. A dor pode irradiar para outras partes do corpo. Se a hérnia de disco é lombar, a dor irradia para as pernas e pés; se é na coluna cervical, a dor ou alteração de sensibilidade irradiam para as regiões superiores dos ombros, braços, mãos e dedos.
Principais sintomas:
- Dor prolongada nas costas (por mais de 3 meses)
- Dor que se agrava ao ficar em pé com a perna estendida
- Dificuldade em ficar sentado por mais de 10 minutos
- Redução da força numa das pernas ou nas duas
- Incontinência urinária
- Dificuldade de locomoção ou para levantar algum objeto
- Dor de cabeça associada a dores na região região da nuca e que se estendem para os ombros
Se você tiver algum desses sintomas, é porque está com sérios problemas na sua coluna vertebral. Não espere a dor melhorar nem tome medicação por conta própria. Isso é colocar a saúde em risco. Procure um especialista o mais rápido possível para chegar ao diagnóstico.
Como prevenir uma Hérnia de disco
- Evite o uso do tabaco
- Pratique atividade física sob orientação profissional para o fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna
- Adote uma dieta saudável para controlar o peso
- Evite sobrecargas de peso no dia a dia ou no trabalho
- Faça exercícios de alongamento
- Mantenha uma postura adequada em todas as situações
- Fuja do sedentarismo, preferindo subir e descer escadas em vez de utilizar o elevador ou escada rolante
- No trabalho, levante e dê uma circulada a cada meia hora
- Mantenha uma dieta equilibrada, pois o excesso de peso é responsável por uma grande pressão sobre coluna vertebral
Como aliviar a dor de hérnia de disco?
Evite o repouso, pois musculatura parada não trabalha e o risco de incapacidade e piora do quadro tendem a aumentar. É importante continuar trabalhando e fazendo suas atividades de rotina habituais, respeitando os limites da dor.
Eficácia do ozônio contra a hérnia de disco
No Canadá, foi feito um estudo que avaliou um total de 39 pacientes no ano de 2019, onde foi verificada a eficácia e segurança do ozônio medicinal contra as dores e disfunções provocadas pela hérnia de disco através do purificador de ar.
No estudo, constatou-se que 49% dos pacientes apresentaram melhora significativa em relação às dores nas costas após um mês de tratamento. Enquanto 54% também melhoraram em relação às dores nas pernas.
Após 6 meses, o número de recuperações subiu para 52% nas costas e 67% nas pernas. Depois de um ano, esses resultados subiram, respectivamente, para 61% e 64%. Também constatou-se uma diminuição gradual e significativa de medicação analgésica, o que é um fator decisivo para a condição geral de saúde dos pacientes.
A conclusão do relatório indicou que o uso do ozônio através do purificador de ar é seguro e eficaz contra a hérnia de disco, sem efeitos colaterais.
Como funciona e como ter acesso ao purificador de ar com ozônio
Na hora de comprar um purificador de ar com ozônio, opte por fornecedores que tenham a devida certificação. O aparelho elimina as impurezas presentes no ar e promove uma desintoxicação natural do corpo, o que auxilia as condições de cura da hérnia de disco e de outras semelhantes. Além disso, o purificador melhora a respiração e alivia sintomas de sinusite, dores de cabeça e enxaquecas.
Além do aparelho, a ozonioterapia é eficaz contra a hérnia de disco por diversos meios e vias de aplicação. Para saber mais, em Porto Alegre contate a enfermeira Miriam Dani. Whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Ozonioterapia e suas vias de aplicação
Veja também: Ozonizador e esterilizador de ar: qual o melhor?