A ozonioterapia é um método terapêutico que realiza a administração do ozônio medicinal no corpo humano, gerando um aumento da oxigenação dos tecidos e o consequente aumento do metabolismo.
O chamado ozônio medicinal (95% de oxigênio + 5% de ozônio) pode ser aplicado por vias tópicas e sistêmicas, em uma concentração que deve ser administrada e pensada conforme a doença de cada paciente.
Ozônio como tratamento adjuvante das feridas dos pés diabéticos
Órgãos de inúmeras áreas terapêuticas do Brasil já estão regulamentando a sua utilização no país, o que traz mais segurança e normas para a aplicação do ozônio.
O Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, por exemplo, indica que a ozonioterapia pode ser aplicada como tratamento complementar em casos de feridas e pés diabéticos.
A regulamentação da ozonioterapia surgiu na sequência de estudos que comprovam que o método terapêutico têm tido grandes avanços, com bons resultados apresentados, especialmente no tratamento de feridas que custam a cicatrizar.
Por isso que, em caso de feridas e pés diabéticos, o ozônio medicinal pode ser um grande aliado, desde que, evidentemente, o profissional responsável pela aplicação seja qualificado e treinado para isso.
Ozonioterapia para feridas e pés diabéticos
O ozônio medicinal pode ser aplicado em diversos tipos de tratamento, como os que tratam doenças degenerativas, vasculares, infecciosas, relacionadas à imunodepressão, entre outras.
No entanto, a ozonioterapia se destaca no tratamento de feridas e pés diabéticos, doenças em que os efeitos do ozônio medicinal é comprovado e insubstituível.
É uma terapia importante para a manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, afinal, o que está em causa são feridas graves, que podem gerar outros problemas ainda mais preocupantes.
Por exemplo, o pé diabético é uma patologia que provoca uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pacientes com diabetes não controlada.
Se a doença não for tratada, a pessoa começa a ter problemas de circulação nas pernas e outros fatores provocam a ocorrência de feridas que não cicatrizam, além de infecções nos pés.
O grande problema é que essas feridas são difíceis de curar. Além do mais, quando não há um tratamento eficaz, o pé diabético pode levar a condições muito sérias, como até a amputação dos membros inferiores.
Sendo assim, a terapia do ozônio medicinal torna-se extremamente necessária no tratamento de pacientes com pés diabéticos e feridas sérias.
Por que a ozonioterapia funciona
Como mencionamos no início do artigo, a terapia do ozônio medicinal utiliza o gás ozônio em prol da saúde e bem-estar das pessoas.
A ozonioterapia é eficaz porque o ozônio é um componente natural que possui propriedades antioxidantes, anti inflamatórias e muitas outras.
O ozônio melhora a oxigenação tecidual, a circulação sanguínea, a produção de colágeno e diversos outros benefícios para o organismo e a pele.
No caso de feridas e pés diabéticos, o ozônio age da seguinte maneira:
O gás tem alta capacidade de destruir a oxidação das células, promove o crescimento de novos vasos sanguíneos, tem efeitos antimicrobianos e também otimiza a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos e a regeneração celular.
Tudo isso favorece a cicatrização das feridas, o que torna esse processo mais fácil e rápido.
Quer saber mais sobre ozonioterapia?
Acompanhe as novidades aqui do blog e, se você mora em Porto Alegre ou arredores, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Como reforçar a imunidade com a ozonioterapia