Ozônio no Tratamento da Degeneração Macular

Antes considerada um grande desafio para a Medicina, a degeneração macular encontra novas possibilidade de tratamento com a ozonioterapia, que já é considerada um dos principais métodos para combater a patologia.

A doença é a responsável pela maior parte dos casos de perda de visão em idosos, especialmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, e ocorre por causa da degeneração das células fotorreceptoras. .

Ozônio no Tratamento da Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum da perda de visão em pacientes acima dos 50 anos. É uma doença que leva à perda progressiva da visão central e que ocorre em uma parte da retina chamada mácula.

A mácula se localiza no centro da retina e é ela que permite que a pessoa veja em detalhes. As células fotorreceptoras, que são células sensíveis à luz, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, a seguir, enviam esses impulsos para o cérebro através do nervo óptico. A perda de visão central provocada pela doença ocorre quando as células fotorreceptoras da mácula entram em processo de degeneração.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI

Muita gente só irá descobrir que tem degeneração macular até ter um problema perceptível na visão, ou seja, quando o quadro da doença já se agravou. Ou então ela é diagnosticada em exames de rotina pelo oftalmologista.

No estágio inicial, a doença não apresenta sintomas, mas alguns indivíduos podem apresentar um embaçamento da visão central, principalmente em tarefas de leitura ou costura. Conforme a progressão da DMRI, podem se formar algumas manchas no campo visual central. Na maior parte dos casos, se a degeneração macular afeta um olho, ela também irá afetar o outro olho. A extensão da perda da visão central varia conforme o tipo de DMRI e da rapidez no diagnóstico e início do tratamento.

Degeneração Macular Seca

É a mais comum das formas de manifestação da DMRI, correspondendo a cerca de 90% dos casos. O envelhecimento e o desgaste dos tecidos da mácula estão na sua origem e ela afeta menos a visão que a degeneração macular úmida.

Uma das características da degeneração macular seca é o acúmulo de gorduras e proteínas nas células sob a retina, que interfere na saúde da mácula e pode causar a degeneração progressiva das células fotorreceptoras. Eventualmente, a mácula pode ficar mais fina e parar de funcionar de maneira adequada.

A perda de visão é progressiva, ou seja, ela vai ocorrendo aos poucos com o passar dos anos. Os pacientes com degeneração macular seca não costumam perder totalmente a visão central, mas as tarefas que exigem um foco perfeito da visão podem se tornar mais difíceis.

Essa perda de visão central pode interferir nas atividades do dia a dia, como cozinhar, ler, conduzir, escrever ou reconhecer rostos. Por isso, se a doença não for diagnosticada e devidamente tratada, ela pode causar um alto impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Os pacientes que desenvolvem degeneração macular seca devem monitorar regularmente sua visão central. Se ficar constatada qualquer alteração da visão, deve-se consultar imediatamente o oftalmologista, pois a degeneração macular seca pode se tornar mais agressiva, passando a degeneração macular úmida.

Degeneração macular úmida

Essa versão da doença atinge cerca de 10% dos casos de DMRI. Na degeneração macular úmida, há um crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina, que é chamado de neovascularização. Esses novos vasos podem apresentar vazamento de sangue ou líquido e, assim, distorcer a visão central.

A perda de visão ocasionada pela DMRI úmida pode ser mais perceptível e rápida que a causada pela degeneração macular seca. Além do mais, se um dos olhos apresenta um crescimento anormal de vasos sanguíneos, existem os riscos de ocorrer também no outro olho.

Causas da Degeneração Macular Relacionada à Idade

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas já se sabe que alguns fatores de risco podem potencializar os riscos de surgimento da doença. A saber:

  • Idade
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Predisposição genética
  • Exposição à luz do sol
  • Dietas pobres em verduras e frutas e grande ingestão de gorduras
  • Cigarro (tabagismo)

Veja também: Ozônio no Tratamento do Mal de Parkinson

Tratamento da degeneração macular

O tratamento da DMRI irá depender do estágio da doença. Na fase inicial, não há qualquer tipo de tratamento. Nessa fase, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas ou perda de visão. É aconselhável fazer, pelo menos uma vez por ano, um exame de fundo ocular para determinar o avanço da doença. Apesar de não ser realizado qualquer tratamento cirúrgico ou médico, é bom manter uma atitude de prevenção.

Na fase intermediária, regra geral, também não são necessários quaisquer tratamentos mas, como a doença pode progredir rapidamente, é fundamental manter uma vigilância apertada da patologia, com visitas periódicas ao oftalmologista.

Alguns estudos clínicos concluíram que a ingestão de uma combinação de zinco, cobre, beta-caroteno, vitaminas C e E pode reduzir o risco de degeneração macular avançada em até 25%, para além da adição de ácidos gordos ômega-3. Enquanto esses últimos são abundantes em óleos de peixe, as outras substâncias são encontradas em abundância em vegetais de folhas verdes.

Apesar dos benefícios que podem ser obtidos, a ingestão desses suplementos não representa a cura para a degeneração macular. Ou seja, eles não restauram a visão perdida nem ajudam os pacientes com degeneração macular precoce. Porém, podem atrasar o aparecimento da doença ou retardar a perda de visão dos pacientes que já estão com uma degeneração macular avançada.

Prognóstico da degeneração macular

Nem todos os pacientes que sofrem de degeneração macular na fase inicial irão desenvolver as formas avançadas da patologia. No caso de indivíduos que estão na fase inicial da DMRI em um olho e sem sinal de doença no outro olho,  aproximadamente 5% irão desenvolver degeneração macular avançada ao final de 10 anos.

Por outro lado, naquelas pessoas com DMRI em ambos os olhos, cerca de 14% irão desenvolver a degeneração macular avançada em pelo menos um dos olhos depois de 10 anos.

Prevenção da degeneração macular

A DMRI ocorre com menor frequência em pessoas com estilos de vida saudáveis. Por outro lado, ao adotar hábitos mais saudáveis, o paciente que já tiver DMRI poderá atrasar as consequências da doença.

Por isso, reduza os riscos de surgimento da degeneração macular adotando um estilo de vida regrado e saudável. Algumas sugestões:

  • Não fume
  • Faça atividade física regular
  • Mantenha os níveis de tensão arterial e colesterol normais
  • Faça uma dieta alimentar rica em legumes, frutas e peixe.

O papel da ozonioterapia no tratamento da degeneração macular

A terapia com ozônio medicinal é uma das principais modalidades terapêuticas para o tratamento de DMRI. Com diversas propriedades terapêuticas, a ozonioterapia é comprovadamente eficaz no tratamento de inúmeras doenças, que vão desde feridas infectadas até enfermidades crônicas.

Além de evitar a ação de fungos, bactérias e vírus que complicam o quadro dos pacientes, o ozônio medicinal estimula o sistema imunológico e o metabolismo do oxigênio, contribuindo para a regeneração das células.

Essas propriedades do gás garantem um combate não só aos sintomas da DMRI como também às suas causas e possíveis complicações.

Para entender a eficácia do ozônio medicinal contra a degeneração macular, em um estudo realizado no Reino Unido, 80% dos pacientes dos 22 pacientes que foram submetidos à ozonioterapia tiveram uma melhora significativa em sua acuidade visual.

Os médicos ingleses concluíram que o ozônio medicinal estimula a função do nervo óptico, favorece a cura da doença e a consequente melhoria da visão.

Veja também: Regeneração dos Tecidos com Ozônio: Veja como Funciona

7 comentários

    1. Boa Tarde, Jairo
      É importante realizar uma consulta com profissional habilitado. Normalmente, define-se o plano terapêutico, a partir de exames e anamnese.
      Neste caso, específico, esta é uma possibilidade, dentro da proposta terapêutica.

  1. Gostaria de saber mais sobre o tratamento de degeneração macular senil com ozônioterapia, indicação de médico Oftalmologista que trabalha com ozônioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *