A qualidade de vida e o ozônio medicinal são dois componentes que caminham juntos. Mais que um simples recurso médico, a ozonioterapia é um instrumento amplo, acessível e voltado para as mais diversas necessidades físicas, estéticas e emocionais das pessoas.
Nesse artigo, vamos falar da importância de manter a qualidade de vida e do papel da ozonioterapia na manutenção de uma vida mais plena e saudável.
Como o ozônio melhora a qualidade de vida das pessoas
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a qualidade de vida é a percepção que cada indivíduo tem da sua própria existência, levando em conta suas expectativas, padrões, perspectivas e objetivos.
Dentro desse conceito, são também consideradas diferentes circunstâncias, como questões sociais, físicas, psicológicas e emocionais.
Ou seja, a qualidade de vida é relativa até certo ponto, ainda que sejam levados em conta fatores como alimentação e saúde, que são aspectos menos subjetivos.
Para algumas pessoas, a atividade física ao ar livre pode ser o hobby ideal. Para outras, assistir um filme com os amigos talvez seja o passatempo mais interessante. O segredo, em realidade, está no encontro do equilíbrio.
A importância da qualidade de vida
Ter uma boa qualidade de vida é aproximar-se da realização em todos os sentidos da existência. Pode-se dizer que ela é o combustível que nos faz seguir adiante.
Qualidade de vida e saúde andam juntas. Se você investir em uma vida saudável, estará mais próximo de obter uma vida com qualidade.
Fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas
São diversos os fatores que contribuem para uma boa qualidade de vida:
- Alimentação
- Relações pessoais
- Vida profissional
- Esporte e lazer
- Hábitos saudáveis
O que é preciso para ter uma boa qualidade de vida
Reunimos aqui algumas dicas que deixarão você mais perto de ter uma boa qualidade de vida.
Qualidade de vida e saúde física: prevenir é melhor que remediar. Realize exames de forma periódica, conheça suas predisposições genéticas e histórico familiar.
Alimente-se de maneira adequada: os alimentos são fontes de vitaminas e nutrientes essenciais para o nosso corpo. Além disso, ajudam na prevenção e combate a diversos problemas de saúde.
Pratique exercício físico: o sedentarismo é um dos fatores de risco que contribuem para o surgimento de muitas doenças. Por isso, mexa-se. Encontre a atividade física mais prazerosa para você e comece a praticar.
Qualidade de vida e saúde mental: seja mais positivo, acredite em você e na sua capacidade de mudar as coisas. Utilize os momentos de solidão para refletir e organizar as ideias. Abra-se com os seus amigos e familiares, partilhe os seus anseios e desejos.
A relação entre o ozônio e qualidade de vida
A ozonioterapia é uma técnica terapêutica que combate mais de 200 patologias, reconhecida em muitos países do mundo, inclusive integrada nos sistemas públicos de saúde de países como Alemanha, Rússia, Cuba, Portugal, entre outros. Funciona também de maneira preventiva, estética e de estímulo às funções do organismos.
Entre os seus benefícios, o ozônio medicinal tem poderosa ação anti-inflamatória, antisséptica e de ativação do sistema imunológico.
Por sua alta biocompatibilidade com o corpo humano, o ozônio é amplamente utilizado para cicatrizar tecidos, melhorar a circulação sanguínea, combater germes e micróbios e reparar a ossatura.
Veja também: Lutador Charles “Do Bronx” faz Ozonioterapia
A relação entre a qualidade de vida e o ozônio pode ser percebida nas diferentes vias de aplicação do gás, que vão desde a aplicação local e sistêmica, até água e óleos ozonizados para uso tópico, seja no tratamento de doenças ou para finalidades estéticas.
Ao contrário de tratamentos específicos, que visam tratar apenas certas condições, a terapia com o ozônio se destaca por ser uma terapêutica integrada, que leva em consideração todos os fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas.
Seja como tratamento principal ou complementar, como terapia estética ou preventiva, o principal objetivo da ozonioterapia é garantir o bem-estar físico e mental dos pacientes, sempre de maneira segura e condizente com a realidade de cada um.
Ao respeitar o funcionamento biológico do organismo, esse tipo de terapia também leva em consideração os fatores sociais e psicológicos que influenciam os indivíduos, entendendo que a saúde deve ser promovida em diferentes frentes.
Veja também: O que é a ozonioterapia
1 comentário