Ozonioterapia para tratar a Infertilidade Feminina

Infertilidade é a dificuldade de se reproduzir. Ela pode ser primária ou secundária. Primária, quando a mulher nunca reproduziu. Secundária, quando ela já engravidou uma vez e nunca mais conseguiu engravidar.

Ozonioterapia para tratar a Infertilidade Feminina

O que sabemos sobre os benefícios do ozônio para a saúde vem de uma longa história que começou no início do século XX. Na I Guerra Mundial, os médicos usaram o ozônio como um anti-séptico para esterilizar os instrumentos em campo. Mais tarde, as pessoas começaram a usar o ozônio para outros benefícios.

Até agora, ele foi testado e usado para tratamentos de câncer, problemas de pele (como eczema e psoríase), úlceras de decúbito, problemas nas articulações (como artrite), doenças vasculares e infecções (o ozônio mata bactérias, vírus e parasitas).

Como o ozônio ajuda o corpo?

Acredita-se que o ozônio ofereça fortes benefícios fisiológicos, incluindo vantagens antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Clinicamente, ajuda uma pessoa:

  • Gerenciar o estresse
  • Controlar o peso
  • Desenvolver resistência
  • Melhorar a concentração
  • Melhorar a força
  • Melhorar a mobilidade
  • Melhorar a acuidade mental
  • Melhorar a resistência sexual
  • Promover relaxamento profundo

O que pode causar a infertilidade?

  • Incompatibilidade genética
  • Envelhecimento do corpo
  • Ausência de ovulação (anovulação)
  • Alterações no útero
  • Obstrução da tuba uterina
  • Endometriose
  • Problemas emocionais

O ozônio medicinal está surgindo como um novo agente terapêutico auxiliar para a infertilidade feminina. Apresentamos aqui uma revisão da literatura, até o momento, relativa ao efeito da terapia com ozônio em fatores tubários, ovarianos, endometriais e vaginais que podem afetar potencialmente a fertilidade feminina. Ele também apresenta dados relativos à relação da terapia com ozônio na formação de aderências pélvicas. A maioria dos dados foi realizada em animais e existem muito poucos estudos em humanos na literatura.

Os resultados de estudos feitos nos Estados Unidos sugeriram que a terapia com ozônio pode ter um efeito benéfico na oclusão tubária (trompas obstruídas), pode proteger contra endometriose e vaginite, pode proteger os ovários da isquemia (falta de fornecimento sanguíneo) e perda de oócitos (células germinativas femininas ou células sexuais produzidas nos ovários). Finalmente, o ozônio pode levar a uma menor formação de aderências pélvicas, que são pontes de tecido fibroso formados na cavidade abdominal.

O tratamento com ozônio medicinal

O tratamento para a infertilidade feminina se faz por duas maneiras: aplicações locais e aplicações sistêmicas. Na mulher, o tratamento pode ser feito através da insuflação vaginal e insuflação retal. Na insuflação vaginal, um tubo inserido na vagina libera o ozônio medicinal diretamente no sistema reprodutor, estimulando o equilíbrio hormonal e removendo radicais livres e contaminantes que podem interferir na concepção.

Anovulação

A gravidez só ocorre se houver ovulação. São vários os motivos que fazem algumas mulheres não ovularem. Algumas não ovulam por opção própria ao fazerem uso de anticoncepcionais. Outras não ovulam e não conseguem engravidar por problemas nos ovários, glândulas adrenais, hipotálamo, etc.

Como pode a ozonioterapia ajudar a mulher na ovulação?

Ao ser aplicado por qualquer via sistêmica, o ozônio estimula a oxigenação sanguínea e aumenta o metabolismo celular através do estímulo mitocondrial. Como a produção de progesterona é totalmente dependente do aporte de oxigênio local, o qual é controlado pelo fluxo sanguíneo e metabolismo das células, é aqui que a ozonioterapia entra como grande coadjuvante. De ressaltar que a progesterona tem um papel importante na regulação do ciclo menstrual e na manutenção da gestação.

Ozonioterapia no tratamento da tuba uterina obstruída

Um dos principais fatores relacionados à infertilidade feminina é a tuba uterina obstruída. Também conhecidas como ovidutos, as tubas uterinas são dois tubos musculares responsáveis pelo transporte do óvulo até o útero.

A ozonioterapia vem abrindo cada vez mais espaço entre os procedimentos normalmente utilizados para combater a infertilidade provocada pela tuba uterina obstruída.

Um estudo realizado por especialistas chineses e publicado em 2017 no portal do governo americano é um dos exemplos mais recentes que demonstra a eficácia do tratamento com ozônio medicinal no caso da infertilidade provocada por tuba uterina obstruída.

Nesse estudo, realizado com 400 pacientes inférteis por obstrução tubária, chegou-se à conclusão que as mulheres que foram tratadas com ozonioterapia obtiveram uma taxa de gravidez de 59% contra apenas 43% de taxa de gravidez das mulheres que se submeteram ao tratamento tradicional com soro fisiológico e dexametosana.

Para saber mais sobre a ozonioterapia em Porto Alegre, contacte a Enfermeira Miriam Dani, na Rua Eça de Queiroz, 122, quase esquina com a Protásio Alves, ou através do whatsapp (51) 99981-3506.

Veja também: Pelé e Pepeu Gomes fazem tratamento anti-envelhecimento com ozonioterapia

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *