Quando realizada por um profissional capacitado, respeitando as mínimas contraindicações existentes, a ozonioterapia é um procedimento terapêutico que oferece bons e seguros resultados aos idosos e a pessoas de outras faixas etárias.
A terapia que utiliza o ozônio medicinal consiste num conjunto de técnicas que atua em uma gama de patologias de maneira a complementar os tratamentos convencionais.
A ozonioterapia é segura, natural, sendo um procedimento padrão em sistemas de saúde de diversos países por aliar bons resultados a baixos custos e baixa complexidade de aplicação.
10 benefícios da ozonioterapia para idosos
Muitas doenças se manifestam por incapacidade do organismo em combater o acúmulo de subprodutos do metabolismo do oxigênio, os temíveis radicais livres.
Para neutralizar os radicais livres, o nosso corpo produz antioxidantes. Porém, essa produção não é suficiente para evitar que essas substâncias nocivas se acumulem.
Pois é aí que se fazem notar os benefícios da técnica: o ozônio estimula o sistema de produção de enzimas antioxidantes.
A ozonioterapia é fundamentada em sólida experiência clínica internacional e consiste na aplicação do chamado ozônio medicinal (95% de oxigênio + 5% de ozônio), que é obtido através de um gerador de gás ozônio de uso terapêutico.
Veja também: A ozonioterapia no mundo
Confira abaixo os 10 benefícios para idosos:
- Efeito germicida contra uma série de micro-organismos, tais como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Ajuda a eliminar processos infecciosos em úlceras nos membros inferiores.
- Efeito regulador do pH e anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de doenças ósseas, articulares e reumáticas.
- Efeito analgésico, pois o ozônio oxida substâncias que atuam nas terminações nervosas responsáveis pela resposta à dor, presentes em hérnias discais, por exemplo.
- O ozônio ativa e corrige processos hepáticos e renais, eliminando e neutralizando os compostos tóxicos destes órgãos.
- Aumenta a oxigenação sanguínea ao ativar as mitocôndrias, responsáveis pela ativação do ATP (molécula que fornece energia para o metabolismo celular).
- Aumento da atividade de enzimas antioxidantes
- Aumento da imunidade: em altas doses, ajuda a tratar patologias auto imunes e, em baixas doses, imunodeficiências secundárias.
- Efeito protetor na prevenção de doenças pelo aumento da oxigenação e oxidação das toxinas que atuam no desenvolvimento de doenças degenerativas.
- O ozônio equilibra os processos de coagulação sanguínea.
Segura e acessível, a ozonioterapia pode ser aplicada de maneira domiciliar. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção podem se beneficiar do tratamento sem necessidade de deslocação.
Portanto, os benefícios do ozônio têm uma ampla indicação, desde doenças infecciosas agudas e crônicas, úlceras vasculares e gástricas, afeções de pele, doenças inflamatórias osteoarticulares, doenças isquêmicas e degenerativas musculares.
É importante sublinhar que a terapia do ozônio medicinal não substitui os tratamentos convencionais (alopáticos), ou seja, ela atua de modo adjuvante e complementar, e não alternativo ou substitutivo de qualquer outra prescrição médica.
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais
A terapia do ozônio medicinal é um método bastante seguro que praticamente não apresenta efeitos colaterais adversos.
A ozonioterapia não é indicada para pacientes com deficiência da enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD), uma doença chamada de favismo, pacientes cardiopatas, com anemia severa, hipertireoidismo ou diabetes descompensados.
Para saber mais sobre a ozonioterapia em Porto Alegre, RS, fique atento às novidades aqui do blog e entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Ozonioterapia, o tratamento das celebridades