A Ozonioterapia é um conjunto de práticas terapêuticas com recurso da aplicação do ozônio medicinal, uma mistura de oxigênio (95%) com ozônio (5%).
Essas práticas são utilizadas para tratar mais de 200 doenças, entre as quais os tratamentos para a coluna vertebral.
Os benefícios do ozônio para a coluna vertebral
Em relação às doenças da coluna, existem vários estudos disponíveis. Um destes estudos mostra que até 86% dos pacientes portadores de lombalgia causada por hérnia discal lombar tiveram alívio dos sintomas com o uso do ozônio.
Nos tratamentos da coluna e do aparelho locomotor, o uso da ozonioterapia ocorre quando se considera insuficiente o tratamento tradicional e, quando possível, com a intenção de evitar cirurgias.
Importante salientar que a terapia do ozônio medicinal é um tratamento complementar realizado por médicos em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Rússia, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia e Cuba.
Embora a ozonioterapia exista há mais de um século nos países europeus, fazendo parte dos serviços públicos de saúde, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina considera um método experimental.
Indicações do ozônio para a coluna
Referente à área de fisioterapia, o ozônio pode ser administrado em diversos casos de patologias da coluna vertebral, tais como:
- Artrose (da cintura, joelho, coluna vertebral, etc.)
- Artrite Reumatoide e outras doenças autoimunes
- Bursites e Tendinites
- Fibromialgia Reumática
- Hérnia Discal e Conflitos disco-radiculares
- Síndrome do Túnel do Carpo e outras neuropatias periféricas
- Tratamentos locais de processos sépticos (osteomielites), entre outros.
A ozonioterapia é regulamentada, para sua aplicação e tratamentos, através de profissionais de saúde com especialização nesta técnica, como é o caso da enfermeira Miriam Dani, em Porto Alegre (RS).
Como funciona o tratamento
O ozônio medicinal em contato com o organismo melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, reduzindo dores e inflamações.
Contra-indicações na aplicação da ozonioterapia
Há contra-indicações relativas à gravidez. É prudente não aplicar o ozônio medicinal em mulheres no primeiro trimestre de gestação. Em casos de pacientes com anemia extrema ou deficiência genética da enzima G6PD (glicose-6-phosfato), assim como em casos de hipertireoidismo descompensado, a ozonioterapia não funciona.
Benefícios para a coluna
Aplicado para combater a dor na coluna vertebral, o ozônio é sugerido nos seguintes casos:
- Lesões desportivas
- Inflamações
- Dor do nervo ciático
- Tratamento local de processos sépticos (osteomielites)
- Fibromialgia reumática
- Síndrome do túnel carpo e outras neuropatias periféricas
- Hérnia discal e conflitos disco-radiculares
- Artrite reumatoide e outras doenças autoimunes
- Artrose (da cintura, do joelho, da coluna vertebral, etc.)
- Bursites e tendinites
Diversos fatores podem causar dores na coluna e são cada vez mais comuns na população. O que inicialmente pode ser apenas um incômodo, com o passar do tempo, pode se transformar em um verdadeiro sofrimento, limitando e ditando mudanças de rotina e humor, em alguns casos mais drásticos até ocorrendo até o afastamento do trabalho.
Se você sofre com dores na coluna, em Porto Alegre, entre em contato hoje mesmo com a enfermeira Miriam Dani, profissional altamente habilitada para o uso do ozônio medicinal, através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Ozônio para tratar dores nas articulações
Veja também: É possível emagrecer apenas com a ozonioterapia?