A septicemia, também conhecida como sepse ou sépsis, é uma resposta inflamatória exagerada a uma infecção grave, causada por bactérias, fungos ou vírus. É uma resposta automática à infecção que acaba causando uma disfunção orgânica, ou seja, que dificulta o funcionamento do organismo. Como tratamento complementar, a ozonioterapia combate a infecção, aumenta a imunidade e melhora a circulação.
Ozônio no tratamento da septicemia
Os sintomas mais comuns da sepse incluem febre, respiração acelerada, diminuição da pressão arterial, confusão, mas podem variar segundo o estado geral do paciente e a gravidade da infecção.
Os sintomas surgem muito rapidamente e são mais comuns quando se tem outra infecção no corpo ou após uma cirurgia. Por ser uma doença que pode levar ao óbito, se deve dirigir ao hospital imediatamente sempre que houver suspeita de sepse.
Os sinais que ajudam a identificar a doença são:
- Febre acima de 38°C
- Desmaio ou confusão mental
- Diminuição da quantidade de urina
- Aceleração do batimento cardíaco, com mais de 90 batimentos por minuto
- Respiração rápida, com mais de 20 ciclos por minuto
Se a septicemia não for tratada inicialmente, pode haver um agravamento do quadro para uma condição de choque séptico.
Principais causas
A septicemia pode ocorrer em qualquer indivíduo que tenha uma infecção localizada que não foi tratada, como pneumonia, infecção intestinal ou urinária. No entanto, é mais comum em idosos, por causa do sistema imunológico enfraquecido, ou em recém-nascidos, sendo conhecida como septicemia neonatal.
Também apresentam um elevado risco de desenvolver uma septicemia pessoas que tenham o sistema imunológico debilitado por uma doença auto-imune ou indivíduos que utilizem sonda vesical ou com feridas ou queimaduras graves.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é sempre feito no hospital, onde o médico deverá pedir exames laboratoriais, entre eles a hemocultura, um exame que procura bactérias no sangue, e que serve para tentar identificar que tipo de micro-organismo está causando a doença.
O tratamento é feito com internamento hospitalar e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Como a maioria dos casos de septicemia é causada por bactérias, geralmente o tratamento se inicia com a administração intra-venosa de um antibiótico de amplo espetro.
A ocorrência de septicemia está ligada a doenças graves, como
- Pneumonia
- Apendicite
- Infecções urinárias e renais
- Ferimentos, abcessos, abertura de catéteres e sondas
- Meningite
Tratamento com ozonioterapia
A terapia do ozônio medicinal pode ser muito benéfica porque possui efeitos que combatem a infecção e os micro-organismos invasores, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a imunidade. Além de ser bactericida, o ozônio também possui efeito anti-inflamatório.
Por todas essas propriedades, o ozônio pode ser um poderoso aliado no combate aos sintomas da doença, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.
Como evitar a doença
Para evitar a septicemia, existem algumas práticas que se podem adotar, a maioria ligadas à higiene:
- Evite a auto-medicação e o uso de antibióticos
- Mantenha a carteira de vacinação em dia, principalmente a das crianças
- Lave bem as mãos com frequência
- Lembre que a febre é um sinal de alerta nas crianças
Quer saber mais sobre ozonioterapia e sua eficácia contra mais de 200 doenças. Fique atento às novidades aqui do blog e, em Porto Alegre, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani, profissional altamente qualificada para a prática da ozonioterapia.
Veja também: Ozônio no tratamento complementar da AIDS