Conheça algumas das doenças que podem ser contornadas com a ozonioterapia, também conhecida como a terapia com ozônio medicinal ou simplesmente tratamento com ozônio.
A terapia com o ozônio é um método terapêutico que provém estímulos em ações e mecanismos biológicos do organismo, ajudando a recuperar de uma série de doenças, com uma lista de pelo menos 250 enfermidades, segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz).
A descoberta da terapia se deve ao médico alemão Christian Friedrich Schonbrin que, durante a I Guerra Mundial, disseminou o uso do tratamento para tratar soldados feridos no campo de batalha, obtendo uma série de resultados positivos.
Os benefícios da terapia com o ozônio medicinal são tão patentes que o tratamento é oferecido pelo sistema público de saúde de inúmeros países, como Alemanha, Rússia, Cuba, Portugal, Espanha, Grécia, Irã, Turquia, além de 13 estados dos Estados Unidos.
Que doenças a ozonioterapia trata?
Ainda que a lista das doenças tratáveis com a ozonioterapia seja extensa, as mais usuais são as seguintes:
- Doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por fungos, bactérias, vírus e parasitas
- Infecções resistentes a antibióticos, como nos casos de abcesso fistuloso, peritonite, osteomielite, escaras de decúbito, queimaduras, picadas de inseto
- Infecções hepáticas, candidíase, papilomavírus, herpes zoster e coadjuvante no tratamento do vírus da hepatite e infecções HIV
- Doenças auto-imunes, como artrite reumatoide, esclerose e doença de Crohn
- Doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinsosns
- Doenças com isquêmicas crônicas, cerebral e cardíaca
- Doenças pulmonares, como asma, enfisema, bronquite, síndrome da doença respiratória aguda e doença pulmonar obstrutiva crônica
- Doenças de pele, como psoríase e dermatite
- Neuropatias, como perda auditiva e labirintite
- Câncer metastático quimio resistente, objetivando uma melhor qualidade de vida ao paciente e visando reduzir a quimio toxidade
- Periodontites e infecções bucais
- Pré-operatório de transplantes e cirurgias eletivas
- Fibromialgia
- Doenças ortopédicas
- Situações emergenciais, como as que ocorrem após traumas extensos, sepses e queimaduras
É importante salientar que a terapia com o ozônio é um tratamento complementar que serve como suporte aos tratamentos convencionais, como fisioterapias ou o uso de medicamentos, dentre outros.
Ainda que sejam satisfatórios os resultados da ozonioterapia, o paciente jamais deve substituir, abandonar ou negligenciar o tratamento convencional.
Agora que você já sabe que doenças podem ser contempladas pelo uso do ozônio medicinal, marque a sua consulta com a enfermeira Miriam Dani, em Porto Alegre, que, além da ozonioterapia, também trabalha com acupuntura, medicina chinesa, microscopia de campo escuro, microagulhamento, plasma rico em plaquetas e bioressonância quântica.
Veja também: 10 doenças respiratórias que podem ser tratadas com ozonioterapia