A insuficiência venosa crônica é uma doença muito comum, mais frequente em idosos e mulheres, que atinge as pernas com sintomas bem incômodos, como úlceras, dores e inchaço. Nesse artigo, vamos explicar o que é essa doença e como é usada a ozonioterapia no tratamento complementar.
Ozonioterapia para tratar úlceras de pacientes com insuficiência venosa crônica
Dependendo da gravidade, a insuficiência venosa pode ser bastante incapacitante por causa dos seus efeitos, como manifestações cutâneas, coceira, formigamento, inchaço e sensação de dor e peso nas pernas.
O tratamento irá depender do nível de gravidade da patologia, podendo ser usada medicação específica, meias de compressão e, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.
Sintomas da insuficiência venosa
Quando o sangue tem dificuldades em circular, a tendência é ele pressionar as veias. Em alguns casos, o sangue escorre pelos tecidos, podendo causar úlceras e danificar a pele.
Os sintomas mais comuns são:
- Sensação de dor e peso nos membros afetados
- Sensação de cansaço
- Câimbras noturnas
- Enrijecimento
- Coceira e formigamento
- Pele descascando
- Escurecimento da pele
- Pigmentação cutânea, inchaço e varizes
Causas possíveis
A insuficiência venosa crônica se caracteriza pela incapacidade do corpo em equilibrar o fluxo sanguíneo que chega aos membros inferiores e o seu regresso, sendo uma patologia causada geralmente pelo mau funcionamento das válvulas que existem nas veias, podendo ainda estar ligada à obstrução do fluxo venoso.
Quando essas válvulas funcionam corretamente, elas abrem em sentido ascendente, para permitir que o sangue suba, e fecham logo a seguir, para evitar que ele desça em sentido contrário.
Nos pacientes com insuficiência venosa, essas válvulas não se fecham completamente e permitem o refluxo do sangue venoso para as extremidades do corpo. Por causa da gravidade, esse efeito faz aumentar a pressão nas pernas, causando inchaço.
Fatores de risco da doença
- Obesidade
- Permanecer longos períodos em pé
- Sedentarismo
- Histórico familiar de insuficiência venosa ou varizes
- Historial de tromboflebite (inflamação das veias por causa de um coágulo sanguíneo)
- Gravidez e uso de anti-concepcionais orais, que podem causar um agravamento da doença, já que a progesterona promove a dilatação das veias e os estrogênios aumentam a permeabilidade venosa
A eficácia da ozônio na cicatrização das úlceras
Considerando os diferentes efeitos terapêuticos do ozônio medicinal, um estudo avaliou a eficácia da ozonioterapia na cicatrização das úlceras, em comparação com os tratamentos tradicionais.
No estudo realizado, os pacientes com insuficiência venosa crônica foram divididos em 3 grupos de 30 pessoas.
- O primeiro grupo foi submetido ao tratamento convencional.
- O segundo grupo recebeu tratamento local com ozônio e aplicação de óleo ozonizado uma vez ao dia.
- O terceiro foi submetido a 20 sessões de ozônio retal, uma vez por dia.
O resultado do estudo apresentou uma eficácia maior nos grupos que foram tratados com ozônio, com as úlceras do segundo e terceiro grupo cicatrizando mais rápido e diminuindo o tempo de permanência hospitalar. Além disso, não se observaram diferenças significativas no tempo de recuperação entre os dois grupos que foram tratados com ozonioterapia.
Também não foram constatadas reações adversas da ozonioterapia, com os especialistas concluindo que o ozônio medicinal pode ser usado como terapia complementar, proporcionando uma rápida recuperação dos pacientes.
Para saber mais sobre a ozonioterapia, consulte a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Ozonioterapia no tratamento das inflamações intestinais
Veja também: Ozonioterapia na prevenção de doenças em idosos
Bom dia gostaria muito de saber a respeito das doenças e tratamento para cada uma delas e como consigo ter esse trabalho em mãos
Aqui no blog você encontra muita informação.Pode entrar em contato com a enfermeira Miriam Dani: Whatsapp (51) 99981-3506.