Provocado por doenças, rotinas muito pesadas ou ausência de nutrientes, o cansaço é um dos principais incômodos que afetam a população brasileira. Para quem não consegue encontrar tempo ou alternativas eficazes para lidar com o problema, o cansaço crônico pode deixar a pessoa muito debilitada.
Nesse artigo, vamos falar de como a ozonioterapia pode ser uma excelente solução no combate ao cansaço e à fadiga.
Ozonioterapia para o Tratamento do Cansaço
O cansaço constante pode ser sintoma de várias enfermidades. As mais comuns são falta de vitaminas, anemia, estresse, distúrbios do sono, depressão, infecções, doenças pulmonares e cardiovasculares, hipotireoidismo e tumores.
Doenças que têm o cansaço como sintoma
O desânimo corporal que caracteriza a fadiga pode ser um dos primeiros sinais que alguma coisa não vai bem com o coração. Quando ele está fraco ou dilatado e não está conseguindo bombear o sangue com eficácia, pode provocar a sensação de cansaço. Isso acontece em casos de patologias como insuficiência cardíaca, arritmia e angina.
Pode também ser um sintoma de alguma doença pulmonar crônica, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial pulmonar. Com pouco oxigênio, a pessoa se sente cansada mesmo depois de pouco esforço.
O diabetes também pode estar na causa do cansaço. Isso porque a condição, quando não controlada, desequilibra o metabolismo e afeta a nutrição adequada e o controle de líquidos no organismo.
Veja também: Ozonioterapia no Tratamento da Esclerose Múltipla
Se o indivíduo já acorda cansado, o problema pode estar na hora de dormir. Insônia, apneia e síndrome das pernas inquietas são distúrbios do sono que prejudicam a qualidade do sono e fazem com que o sono não seja reparador.
Patologias mais raras, como a esclerose múltipla, também podem ter a fadiga como um de seus sintomas. Algumas pessoas relatam a sensação de terem corrido uma maratona depois de executarem simples tarefas cotidianas.
Má alimentação
Uma dieta que seja pobre em vitaminas e minerais e rica em açúcar e gorduras não nutre o organismo de maneira adequada, deixando de fornecer energia para as atividades comuns do dia a dia. A deficiência de vitaminas e a anemia causada pela deficiência de ferro são as causas mais comuns do cansaço. Certas dietas muito restritivas podem ocasionar déficit de albumina, prejudicando a força do organismo e causando a sensação de cansaço.
Fadiga crônica
A sensação de cansaço constante pode ser um sinal da síndrome da fadiga crônica. Essa condição ainda é pouco conhecida e se manifesta, na maior parte dos casos, pela falta de força e um cansaço persistente. A condição geralmente surge depois de doenças infecciosas, como gripe, resfriado ou sinusite.
Porém, mesmo depois da recuperação desses quadros, a indisposição e o cansaço persistem. Esses sintomas têm sido observados com certa frequência mais recentemente em pacientes afetados pelo novo coronavírus.
Cansaço mental
Nos dias de hoje, muita gente trabalha com computador e em atividades que exigem uma resposta rápida do pensamento, o que pode “cansar” o cérebro. Exigir que o cérebro funcione com energia máxima pode provocar esgotamento mental, causando desânimo, problemas com a memória, falta de atenção, desânimo, perda de concentração e cansaço.
Veja também: Regeneração dos Tecidos com Ozônio: Saiba como Funciona
Por mais que a primeira recomendação para essas situações seja a adoção de uma rotina menos intensa, descansos regulares, uma visita ao psiquiatra ou o uso de medicação para o sono, em casos mais severos, a realidade de muitos pacientes não permite adotar essas medidas.
Felizmente, novas alternativas têm surgido para quem tem um dia a dia comprometido pelo problema.
Como a ozonioterapia combate o cansaço
O ozônio medicinal, obtido em quantidades específicas e aplicado por diferentes vias, é reconhecido como um dos antioxidantes e vasodilatadores mais potentes que existem.
Entre os principais benefícios do ozônio, está a melhoria da oxigenação dos tecidos, o combate a fungos, bactérias ou vírus e o aumento significativo da imunidade.
Além do mais, a ozonioterapia aumenta a atividade do metabolismo, estimula a regeneração dos tecidos, desintoxica o organismo, combate infecções e diminui a incidência de dores.
É justamente pela combinação desses efeitos, que aumentam de maneira significativa os níveis de energia do corpo humano, que o ozônio medicinal é tão eficaz no tratamento para o cansaço, não apenas combatendo a sua incidência, mas também evitando eventuais doenças que poderiam aparecer em sua decorrência.
Quer saber ainda mais sobre essa e outras aplicações incríveis do ozônio medicinal? Siga o blog Ozonioterapia Porto Alegre e entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.
Veja também: Ozonioterapia no Tratamento do Diabetes