Frequentemente, associa-se a perda auditiva com o avanço da idade. Mas isso nem sempre acontece. Apesar de afetar pessoas com mais de 65 anos de idade, a perda da audição pode atingir pessoas de qualquer idade. Associada à perda de audição, o zumbido é outro problema que afeta pessoas de todas as idades.
Ozonioterapia no Tratamento de Zumbidos e Perda Auditiva
Segundo o último censo do IBGE, mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com surdez total ou tem algum problema auditivo. Uma dessas complicações é a perda auditiva neurossensorial, que pode acontecer em um ou nos dois ouvidos.
Perda auditiva relacionada à idade
É causada pelo desgaste diário do sistema auditivo. Os sintomas mais comuns são a dificuldade em escutar vozes mais suaves e a fala de alguém com a presença de um ruído de fundo.
Perda auditiva causa por ruídos
Acontece quando a pessoa sofre exposição em excesso ao ruído excessivo. Algumas profissões contribuem para isso, como trabalhadores da construção, trabalhadores de fábrica, dentistas, agricultores, entre outros. Frequentar shows de rock bem como escutar música alta com fones de ouvidos podem ocasionar a perda progressiva da audição.
Causas mais comuns
A sobre-exposição ao ruído excessivo e a idade são as causas mais comuns, mas infecções, ferimentos na cabeça, certas medicações e tratamentos contra o câncer também podem acarretar problemas auditivos.
Perda auditiva do ouvido externo e médio (condutiva)
Problemas na orelha externa e média podem impedir a passagem do som pelo ouvido interno por vários motivos, como ossos danificados, perfuração do tímpano ou até mesmo acúmulo de cera no canal auditivo.
Perda auditiva no ouvido interno (neuro-sensorial)
Os processos naturais do envelhecimento são as causas mais comuns da perda auditiva neuro-sensorial. Isso ocorre quando ficam danificadas as fibras nervosas delicadas na orelha interna, impedindo a transmissão correta do som. Em algumas pessoas, as células sensoriais começam a se desgastar aos 50 anos, enquanto, em outras, as perdas são insignificantes mesmo aos 90 anos de idade.
Zumbidos
É um distúrbio onde o paciente escuta um zumbido constante ou outros sons irritantes. Na maioria dos casos, o zumbido aparece como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causada pelos mais variados problemas ou hábitos. O zumbido acontece quando as partes intactas do ouvido trabalham em dobro para tentar compensar o déficit auditivo. Pode ser um sintoma passageiro mas pode acompanhar a pessoa a vida inteira.
Sintomas e sinais
- Zumbido ou chiado que parece ter origem dentro do ouvido;
- Perda da audição;
- Zumbido constante no ouvido.
- Dificuldades para participar de uma conversa comum;
- Incapacidade para se comunicar em locais com muitos ruídos;
- Suor frio;
- Tontura;
- Enjoo.
Fatores de risco
- Colesterol elevado;
- Diabetes;
- Exposição a ruídos excessivamente altos;
- Uso de aparelhos audiovisuais em volumes mais altos que o comum;
- Consumo de açúcar, sal e cafeína em excesso;
- Uso abusivo de fones de ouvido;
- Excesso de cera no ouvido;
- Tabagismo e consumo de álcool;
- Infecção auricular;
- Herança genética;
- Problemas na articulação da mandíbula.
Veja também: Ozonioterapia como Tratamento Complementar contra o Câncer
Benefícios da ozonioterapia
Na perda auditiva neuro-sensorial, ocorre um comprometimento com as taxas de oxigênio no aparelho auditivo e a terapia com ozônio medicinal pode ser explorada para revitalizar a circulação.
Um estudo publicado pelo Brazilian Journal of Otorhinolaryngology em agosto de 2017, onde foram avaliados 106 pacientes com perda auditiva neuro-sensorial, concluiu que a adição do ozônio ao tratamento com esteroides foi a forma mais eficaz de garantir sucesso contra o avanço da doença.
Como se não bastasse, o tratamento com ozônio medicinal ativa o sistema imunológico, combate transtornos reumáticos ou metabólicos, possui uma poderosa ação antimicrobiana e anti-inflamatória, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes, sua autoestima e capacidade imunológica!
Ozonioterapia contra os zumbidos
O ozônio medicinal apresenta-se como uma das novas possibilidades de tratamento contra os zumbidos, um dos principais indicadores do risco de perda auditiva. Até pouco tempo restrita a pessoas em idade avançada, o uso de fones de ouvidos em volumes muito altos está tornando a doença cada vez mais comum entre os jovens.
Além de indicar o perigo da perda auditiva, os zumbidos podem trazer consequências que comprometem seriamente o dia a dia dos jovens:
- Dificuldades de concentração, uma vez que os zumbidos podem se tornar mais perceptíveis em locais e momentos que exigem concentração;
- Alterações no sono, já que o zumbido se destaca no silêncio do ambiente noturno;
- Por conta do barulho constante, podem ocorrer problemas emocionais e picos de ansiedade.
Veja também: Impotência Masculina e a Ozonioterapia
As conclusões de um estudo realizado pela Revista Científica Electrónica de las Ciencias Médicas en Cienfuegos, em Cuba, onde foram tratados pacientes com sintomas de zumbidos durante 3 semanas são um exemplo da eficácia do tratamento com ozonioterapia.
Logo nas primeiras sessões, os pacientes sentiram um alívio dos zumbidos, enquanto a influência do ozônio medicinal nos processos metabólicos contribuiu para o combate gradual da perda da audição e o desaparecimento de sintomas secundários, como problemas emocionais.
Prevenção
Determinadas atitudes podem preservar a audição, impedindo que o zumbido apareça em virtude de danos ao ouvido. Use protetores auriculares se tiver que ficar exposto a volumes acima dos 90 decibéis (um concerto de rock tem, em média, 110 decibéis, e a decolagem de um avião, se escutada do lado de fora do aparelho, tem 130 decibéis). Portanto, uma dica essencial para manter a saúde auditiva é não extrapolar o volume médio indicado nos equipamentos eletrônicos nem usar fones por mais de duas horas consecutivas.
Regra geral, um estilo de vida saudável pode proteger contra o zumbido nos ouvidos. Evite o cigarro e bebidas alcoólicas e também pratique exercícios físicos e uma boa alimentação. Sem mudanças no comportamento, os zumbidos nessa idade podem provocar a perda de audição a partir dos trinta anos.
Os benefícios das aplicações do ozônio medicinal, amplamente utilizado no mundo inteiro contra mais de 200 doenças, também tem se mostrado eficaz no combate de problemas auditivos, como a perda auditiva neuro-sensorial e a otite média.
Quais os valores
Entre em contato com o Whatsapp (51) 99981-3506.
Tenho perda auditiva desde janeiro agora passado, ando de clinica e clínica de aparelhos auditivos e não estou encontrando um que fique bem pra mim, pergunto:
Em Porto Alegre tem alguma clínica que faz ozôniometria pra perda auditiva?
Obrigado pela atenção.
Enfermeira Miriam Dani – Porto Alegre – Whatsapp (51) 99981-3506.