Você sabia que o ozônio medicinal pode ajudar no processo de recuperação da rinoplastia? Nesse artigo, vamos falar de como funciona o processo pós-operatório e que benefícios a ozonioterapia pode proporcionar aos pacientes.
O ozônio na recuperação da rinoplastia
A rinoplastia, a cirurgia do nariz, seja por questões estéticas ou funcionais, é uma operação muito delicada por causa do local onde ela é feita. Algumas pessoas recorrem a ela para aliviar as dificuldades respiratórias em decorrência de anormalidades na estrutura, enquanto outras buscam a rinoplastia para melhorar a aparência.
Geralmente, essa é uma cirurgia invasiva, em que o cirurgião manipula a parte interna do nariz, como ossos e cartilagens.
Como essa é uma das regiões do corpo que mais demoram para desinchar e cicatrizar após a cirurgia, o pós-operatório e a recuperação da rinoplastia são um pouco distintas das demais operações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, se o paciente seguir os cuidados e as recomendações do cirurgião, é possível notar 95 por cento do resultado do procedimento cerca de 30 dias depois da cirurgia.
A recuperação desse tipo de cirurgia irá depender bastante da proteção da estrutura da narina, sendo que o paciente, além de usar curativos, deverá colocar um tampão ou gesso interno.
Veja também: Regeneração dos Tecidos com Ozônio: Saiba como Funciona
Nos primeiros dois dias depois da operação, pode haver ocorrência de sangramentos. Nesses casos, se a frequência das dores for muito intensa, é recomendado o uso de uma bolsa de gelo sobre o nariz. A obstrução nasal é outro sintoma muito comum nas primeiras semanas pós-cirurgia. Se a respiração ficar comprometida, é recomendado o uso de soro fisiológico para desobstruir as narinas.
Nas primeiras semanas depois de realizada a rinoplastia, o paciente deve evitar banhos quentes, atividade física ou qualquer outro movimento de esforço. Durante o pós-operatório, é normal que o paciente sinta dores, incômodo, e que a região fique escura ou inchada.
É nesse momento que a ozonioterapia pode ser de grande valia para ajudar na recuperação e aliviar as dores no processo de recuperação da rinoplastia.
O papel do ozônio na recuperação de cirurgias plásticas
A recuperação da rinoplastia, como qualquer outra cirurgia, envolve uma série de cuidados. Nesse caso, o ozônio medicinal – uma mistura de 95% de oxigênio com 5% de ozônio – pode auxiliar no controle de dores, edemas e inchaços. Isso porque a ozonioterapia age nos processos inflamatórios e no sistema imunológico do paciente.
Por isso, recomenda-se o tratamento com o ozônio medicinal o mais cedo possível, de 24 a 48 horas após a cirurgia. O gás ajuda a melhorar o sono e a diminuir a ansiedade do paciente, que são condições essenciais na recuperação da rinoplastia.
Outro dos benefícios do ozônio medicinal é que ele atua no controle de edemas e da cicatrização, o que garante um melhor visual estético depois da cirurgia. Por ser eficaz na neutralização de bactérias, fungos e vírus, a ozonioterapia difere de muitos medicamentos.
Óleos ozonizados e sabonete líquido podem ser recomendados para uso antes e depois da rinoplastia. O ozônio pode ainda ser aplicado de modo subcutâneo, intra-muscular ou intravenoso.
Por último, como se trata de um tratamento baseado em oxigênio medicinal, dificilmente irá causar efeitos adversos expressivos.
Em Porto Alegre, para saber mais sobre a ozonioterapia e como ela é eficaz no combate de mais de 200 patologias, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. O endereço é Rua Eça de Queiroz, 122, quase esquina com a Protásio Alves.
Veja também: Os Principais Tratamentos da Ozonioterapia Estética