As dores nas articulações representam uma questão de saúde que gera considerável incômodo e desconforto para aqueles que as enfrentam.
Esses desconfortos podem surgir tanto durante a movimentação muscular quanto em repouso e, em casos mais graves, podem resultar na limitação dos movimentos.
Além das dores, pacientes com problemas articulares frequentemente experimentam rigidez, sensação de queimação e inflamações, agravando ainda mais a condição.
Se você está em busca de tratamentos para essa condição, saiba que a ozonioterapia é uma opção a ser considerada. Continue lendo para descobrir mais sobre essa possibilidade terapêutica
Ozônio para tratar problemas nas articulações
As articulações são estruturas complexas, compostas por tendões, bursas, ligamentos, cartilagem e a membrana sinovial, cuja função é reduzir o atrito entre as próprias articulações.
Essas estruturas desempenham um papel crucial na mobilidade do corpo humano, visto que as articulações estão em constante movimento. Qualquer problema nessas regiões pode resultar em desconforto significativo.
As dores articulares podem ser desencadeadas por doenças ou lesões. Por exemplo, a artrite reumatoide é uma condição que causa inflamação, dor e rigidez nas articulações.
Por outro lado, a osteoartrite é a causa mais comum de dores articulares em pessoas com mais de 45 anos, resultando na degeneração da cartilagem das articulações.
A inflamação das bursas, conhecida como bursite, também pode acarretar complicações nas articulações. As bursas são pequenas bolsas preenchidas com líquido que facilitam o deslizamento dos músculos e tendões sobre os ossos, amortecendo o impacto durante o movimento.
Dentre as condições que podem afetar as articulações, incluem-se:
- Fraturas
- Esforço excessivo
- Tendinite
- Catapora
- Rubéola
- Caxumba
- Hepatite A, B ou C
- Gripe
- Doença de Lyme
- Sarampo
Como ozônio trata problemas nas articulações
A artrose afeta cerca de 85% da população com mais de 75 anos, dividindo-se em artrose primária e secundária. Apesar disso, os tratamentos convencionais muitas vezes não apresentam resultados satisfatórios.
Diante desse cenário, a ozonioterapia emerge como uma opção de tratamento alternativa, de custo relativamente baixo e eficaz no alívio das dores crônicas.
Um estudo recente avaliou a eficácia da ozonioterapia no tratamento da osteoartrose, conduzindo uma revisão sistemática que analisou nove artigos sobre o tema. Destes, sete destacaram os benefícios dessa terapia.
As sessões, em média de 1 a 3 sessões por semana, envolviam a administração do ozônio por via retal e intra-articular, com uma duração de tratamento variando entre 3 a 4 meses na maioria dos testes realizados.
Os benefícios do ozônio
A ozonioterapia medicinal demonstra oferecer diversos benefícios significativos no tratamento da osteoartrose, incluindo melhorias na funcionalidade das articulações, alívio da dor e aumento da qualidade de vida dos pacientes.
Quando aplicado localmente, o ozônio também exerce um papel importante na redução da inflamação das articulações, contribuindo para a regeneração da cartilagem danificada.
Além disso, para os pacientes com osteoartrose, o ozônio tem demonstrado ser capaz de:
- Aumentar o suprimento de oxigênio para os tecidos;
- Melhorar o funcionamento do sistema redox, responsável por regular o metabolismo;
- Induzir a síntese de enzimas antioxidantes;
- Ativar o metabolismo celular.
No entanto, para garantir a eficácia e segurança do tratamento com ozônio, é crucial que seja administrado na dosagem correta e por profissionais devidamente qualificados.
Ozonioterapia em Porto Alegre, RS
A enfermeira Miriam Dani está disponível para agendar consultas e fornecer informações detalhadas sobre os tratamentos por meio do WhatsApp, bastando CLICAR AQUI.
Além dos procedimentos de Ozonioterapia, ela oferece uma gama diversificada de opções terapêuticas, como acupuntura, medicina chinesa, microscopia de campo escuro, microagulhamento, plasma rico em plaquetas e bioressonância quântica.