Desde o século 19 que foi descoberto o poder germicida do ozônio, sempre aumentando o número de benefícios e aplicações.
Foi o alemão Christian Schönbein quem descobriu o ozônio, em 1840, ao observar um odor característico quando o oxigênio era submetido a uma descarga elétrica.
O gerador de ozônio foi desenvolvido por outro alemão, chamado Werner Von Siemens, produzido através de descargas elétricas em átomos de oxigênio, mas foi Nikola Tesla o primeiro a registrar a patente mundial de um gerador de ozônio, formando a Tesla Ozone Company em 1896.
Nessa altura, o ozônio já era amplamente reconhecido na Europa para atividades sanitárias na desinfecção de ambientes e também como desinfetante da água para consumo humano.
O Poder Germicida do Ozônio
No período anterior à I Guerra Mundial, vários países começaram a utilizar o ozônio para o tratamento da água potável. Durante a guerra, o gás foi responsável por combater infecções no campo de batalha.
Nas últimas décadas, aumentaram os estudos feitos por especialistas no sentido de eliminar micropoluentes orgânicos em superfícies e águas superficiais. Por essa altura, chegou-se à conclusão que o poder oxidativo do ozônio atuava mais rapidamente do que o cloro e demais desinfetantes. Hoje, o poder de sanitização do ozônio é amplamente reconhecido pela ciência.
Diferença entre sanitização e limpeza
A desinfecção e a limpeza são muito importantes para a manutenção da qualidade de um ambiente. É o único modo de manter afastadas bactérias, parasitas e outras doenças, evitando-se a contaminação.
O que é limpeza?
A limpeza consiste na remoção da sujeira, poeira ou graxa (gordura). Para isso, são utilizados produtos de limpeza que não matam micro-organismos.
O que é sanitização?
A sanitização é a eliminação ou desativação de patógenos como vírus, fungos, bactérias, entre outros. Por isso, a desinfecção é importante de ser feita depois que ambientes ou superfícies foram limpos. São processos complementares.
Veja também: Benefícios da Ozonioterapia para Tratamentos Estéticos
O poder germicida do Ozônio – aplicações
O ozônio, pelas suas propriedades germicidas, permite a sanitização de praticamente todos os ambientes e superfícies, eliminando patógenos, fungos e bactérias. Além do mais, como germicida, ele é 52% mais reativo que o cloro, com um poder superior a 99% na eliminação de vírus e bactérias.
Entre muitas de suas aplicações, é possível destacar:
Utilização na água – o gás, além de desinfetar a água, é eficaz também na eliminação de odores e cores, reduzindo o ferro e o manganês do líquido.
Purificação do ar – em poucos segundos, de uma maneira completamente natural, o ozônio elimina ácaros, vírus, insetos, bactérias, esporos e fungos, destrói fumaça e odores e degrada poluentes. Com a grande vantagem de não libertar poluentes nocivos para o ser humano ou para o meio ambiente porque não são utilizados detergentes.
Higienização de Frutas e Verduras
Depois da colheita, frutas e verduras podem apresentar vestígios de contaminação de fungicidas e pesticidas. O consumo dessas frutas e verduras contaminadas durante vários anos podem ocasionar problemas de saúde pelo acúmulo desses produtos químicos no nosso organismo.
Além do mais, aumenta o risco de contaminação e propagação desses patógenos e micro-organismos se verduras e frutas foram sanitizadas somente com a água em estado puro.
Diferença entre a água normal e a água ozonizada
A lavagem tradicional de verduras e frutas acumula produtos químicos e micro-organismos na água, dificultando a sua desinfecção. O que pode ocasionar uma putrefação prematura dos produtos higienizados com a água tradicional
Com a água potencializada com o ozônio, a lavagem de verduras e frutas pode atingir níveis de desinfecção acima dos 90%. Só para entender a diferença, saiba que bastam 0,2 a 0,4 ppm de ozônio residual no tratamento da água, enquanto o cloro na água atinge os 50 ppm (partes por milhão, que é a medida de concentração que se utiliza quando as soluções são muito diluídas).
Os produtos higienizados na água potencializada com ozônio estão livres de alterações na sua cor, qualidade e textura, proporcionando um aumento do seu tempo médio de vida.
Veja também: Benefícios da Água Ozonizada
Ao contrário da água com cloro, essa água ozonizada não estará contaminada depois de ser usada na lavagem, podendo ser reutilizada nesse mesmo processo, tornando o seu consumo muito mais econômico, sem falar que não irá contaminar o ambiente quando for descartada através do esgoto.
Por isso, um gerador de ozônio em sua residência, fábrica ou ambiente de trabalho pode ser um excelente investimento para evitar doenças e contaminações.
Para saber mais sobre os benefícios do ozônio e da ozonioterapia em Porto Alegre, entre em contacto com a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506.