Muitos atletas de alto rendimento já utilizam a ozonioterapia no seu dia-à-dia. Esportistas de renome mundial, como o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo e o tenista espanhol Rafael Nadal já utilizaram o ozônio medicinal para tratamento.
No entanto, a realidade é que poucos conhecem os reais benefícios da terapia e como ela influencia no aumento da produtividade corporal. O ozônio medicinal apresenta uma série de vantagens e formas de uso, chamando a atenção de qualquer atleta que queira uma maior performance esportiva.
Como a ozonioterapia pode auxiliar atletas
O ozônio medicinal é indicado para diversos tratamentos e enfermidades, se destacando, principalmente, pela sua ação anti-inflamatória. Assim, ao utilizar essa terapia ainda pouco conhecida, o paciente não irá mais sofrer com dores e desconfortos. Logo, o ozonioterapia pode auxiliar de forma objetiva prevenindo lesões, sendo também muito eficaz na recuperação das mesmas.
Uma das grandes vantagens da aplicação do ozônio medicinal em atletas de alto rendimento é que a terapia não é vista como doping, não produzindo efeitos colaterais. Outro aspecto positivo é que são muitas as formas de uso da ozonioterapia, o que faz com que, cada vez mais, atletas de alto rendimento procurem o tratamento.
Como funciona a ozonioterapia?
O gás utilizado na terapia é composto por cerca de 95% de oxigênio e 5% de ozônio, sendo produzido por equipamentos conhecidos como geradores de ozônio medicinal. Essa mistura dos dois elementos produz uma maior oxigenação dos tecidos, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo dores e inflamações. Além do mais, o ozônio medicinal possui propriedades antivirais, fungicidas e bactericidas.
O método de aplicação do ozônio medicinal, assim como o tempo de tratamento, varia de paciente para paciente. O gás pode ser administrado por via intravenosa ou intramuscular, sendo também recomendado para atletas aplicações através da pele ou por inalação.
Quando o ozônio é ministrado através da veia, retira-se uma determinada quantidade de sangue, que é misturada ao gás e depois reinjetada na corrente sanguínea. Todos os modos de aplicação do ozônio medicinal são simples e não exigem quaisquer esforços do pacientes, sendo todos eles muito seguros.
Como o ozonioterapia beneficia os atletas
Os benefícios do tratamento para atletas de alto rendimento são bem claros, pois essa terapia acelera a recuperação, combate as inflamações, impede novos problemas musculares, fazendo com que o atleta se sinta preparado para competir novamente num curto espaço de tempo.
Afinal, o uso correto da ozonioterapia consegue ser eficaz diante de uma série de problemas que acometem os atletas, tratando lesões ósseas e musculares. Resumindo, os atletas podem se beneficiar do tratamento tanto para recuperar de lesões como para aumentar o seu desempenho, se for utilizado como terapia preventiva.
4 comentários