Ousado, a onça-pintada que tinha sido ferida nos incêndios do Pantanal, voltou ao seu habitat 39 dias depois que foi encontrada, tendo recebido tratamento com ozônio e laser.
O animal tinha sido encontrado por uma reportagem do jornal Estado de São Paulo, com queimaduras de segundo grau nas quatro patas.
Essa foi a primeira vez que a ozonioterapia foi utilizada pelos veterinários em um animal dessa espécie. O ozônio foi utilizado para acelerar a recuperação da onça, que recebeu um colar para ser monitorada por GPS depois que foi devolvida à natureza às margens do rio Corixo Negro, em Poconé, no Mato Grosso.
Ozônio Salva Onça Ferida em Incêndio no Pantanal
A onça pantaneira recebeu tratamento VIP. A cada 2 dias, o animal era submetido ao tratamento por uma equipe que envolveu até 10 profissionais. Ousado foi tratado com ozônio medicinal e laser que foram oferecidos por voluntários que se deslocaram de Brasília para ajudar.
A veterinária Nathalia Liro, especialista em reabilitação de animais, criou invólucros nas patas feridas da onça e encheu-os de ozônio. “Nós conseguimos, através do ozônio, um efeito analgésico e anti-inflamatório. O gás eliminou as bactérias e fez com que somente as células afetadas, doentes, fossem eliminadas, auxiliando as células boas a funcionarem melhor”, relatou a médica-veterinária.
Tratamento da onça com ozônio
A ozonioterapia é um método eficaz e seguro no combate de germes, vírus e bactérias. O ozônio combate não somente as doenças que os mesmos provocam, mas ajuda também a recuperar feridas infeccionadas ou inflamadas. A sua ação oxidante age de forma mais rápida e eficiente em comparação com os tratamentos tradicionais.
Essa é a primeira vez que a ozonioterapia é usada em onças, mas o tratamento de feridas com ozônio é uma técnica centenária que foi muito usada pela Alemanha na I Guerra Mundial para combater infecções no fronte de guerra, evitando amputações em decorrências de gangrena.
Ozônio Salva Vidas
O tratamento com ozônio medicinal ainda passa por um processo de regulamentação no Brasil. O ozonioterapia é prevista na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, pela Portaria n° 702/2018 do Ministério da Saúde. A aplicação do gás é determinada segundo cada conselho de classe profissional, sejam eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, entre outros.
A ozonioterapia é largamente utilizada na medicina veterinária com diversas finalidades, em animais de pequeno e grande porte. No entanto, a terapia com ozônio ainda é considerada experimental no segmento e é preciso uma autorização especial para a sua utilização. Já na medicina, a ozonioterapia pode ser usada em mais de 200 doenças, se mostrando cada vez mais um procedimento eficaz e seguro.
Quer saber mais sobre a ozonioterapia? Consulte em Porto Alegre a enfermeira Miriam Dani através do whatsapp (51) 99981-3506. O endereço é Rua Eça de Queiroz, 122, quase esquina com a Protásio Alves.
Veja também: Lutador Charles “Do Bronx” faz Ozonioterapia
2 comentários