A conjuntivite é um doença comum, mas capaz de ser realmente muito incômoda. A inflamação ou infecção da membrana externa e da pálpebra interior do globo ocular é relativamente simples e alternativas eficazes são sempre bem-vindas para um problema que incomoda muita gente.
Nesse artigo, vamos falar um pouco dessa doença tão corriqueira e de como o ozônio medicinal é empregado no tratamento da patologia.
Ozonioterapia para tratar conjuntivite
A conjuntivite se caracteriza como uma inflamação dos olhos, que pode ser causada por alergias, bactérias ou vírus.
A doença tem mais de 200 manifestações diferentes, sendo a grande maioria de origem viral, que se caracteriza pela ausência de secreção. A maioria das conjuntivites não é contagiosa, mas aquelas que são transmissíveis podem encontrar novos hospedeiros através de alguns gestos bastante comuns, tais como:
- a pessoa infectada coça o olho e espalha as bactérias pelo ar
- quando alguém entra em contato com algum objeto que contenha resquícios de secreção de alguma pessoa infectada
- no compartilhamento de lenços, toalhas, toucas e outros objetos que se relacionem com banhos de piscina, de mar ou no banho caseiro
Quando a conjuntivite se manifesta, alguns sintomas clássicos podem ser observados no paciente, de forma isolada ou conjunta. A saber:
- olhos avermelhados
- pálpebras inchadas
- lacrimação em excesso
- intolerância à luz
Ao identificar alguns desses sintomas, procure ajuda médica e siga suas recomendações. Se você utiliza lentes de contato, retire-as imediatamente, pois elas podem agravar a inflamação.
O ozônio medicinal no tratamento da conjuntivite
O papel da ozonioterapia se encontra justamente na sua poderosa ação anti-inflamatória e anti-microbiana.
É verdade que a conjuntivite geralmente deixa de produzir seus efeitos de maneira natural, com a própria reação do organismo. Mas existem alguns tratamentos que aceleram a cura, como:
- colírios antibióticos quando a conjuntivite tem origem microbiana
- medicamentos anti-histamínicos para os casos de alergia
- compressas de água
- colírio lubrificante sem substâncias conservantes na formulação (lágrima artificial)
Entre as soluções para acelerar a cura da conjuntivite, temos a ozonioterapia, que é aplicada de maneira tópica no local afetado, através de óleos ozonizados, que desempenham um efeito imediato de modulação do estresse oxidativo e melhoram a oxigenação sanguínea.
Os óleos ozonizados podem ser obtidos a partir de diversas matérias-primas, como é o caso do óleo de girassol ozonizado, que pode ser usado não só para o tratamento da conjuntivite mas também para muitas outras doenças.
Para saber mais sobre a eficácia dos óleos ozonizados e da ozonioterapia, fique atento às novidades aqui do blog. Em Porto Alegre, entre em contato com a enfermeira Miriam Dani.
Veja também: Conheça o poder o ozônio: óleos ozonizados para uma pele perfeita